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Quase R$ 1 bi: o salto histórico que o Porto de Imbituba planeja para os próximos dois anos

Com obras que prometem dobrar a movimentação de cargas, o Porto de Imbituba passa pela maior modernização de sua história

Por Thiago Hockmüller Criciúma, SC, 08/12/2025 - 15:11 Atualizado há 3 minutos
Megaprojeto de R$ 1 bilhão vai transformar o Porto de Imbituba | Foto: Porto de Imbituba/Divulgação/4Oito
Megaprojeto de R$ 1 bilhão vai transformar o Porto de Imbituba | Foto: Porto de Imbituba/Divulgação/4Oito

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O Porto de Imbituba planeja um futuro animador com uma série de investimentos para elevar o patamar dos serviços oferecidos ao empresariado catarinense. Entre recursos públicos e privados, o valor total das benfeitorias pode chegar a R$ 1 bilhão.

Uma das obras é a ampliação do Cais 3 para 271 metros de comprimento, com aporte de R$ 95 milhões, prevista para ser entregue em 2027. A modernização permitirá o recebimento de navios maiores, com até 270 metros de extensão, setenta metros a mais que o limite atual.

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Recorde histórico virou ponto de virada para o Porto de Imbituba

O plano de ampliação está estruturado a partir do recorde de movimentação atingido em 2024, considerado o grande divisor de águas do Porto de Imbituba. Na ocasião, foram movimentadas cerca de 8,3 milhões de toneladas de cargas.

“Nos fez acender um sinal de alerta. O porto bateu esse recorde histórico, mas chegou a 92% de ocupação de cais. Em um planejamento feito junto ao governador Jorginho Mello e com o secretário de Porto e Aeroportos Beto Martins, nós estamos, neste ano de 2025, privilegiando as nossas obras de ampliação de cais”, explica o presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Christiano Lopes.

Investimentos públicos e privados aceleram modernização do Porto de Imbituba | Foto: Porto de Imbituba/Divulgação/4Oito

Modernização dobrará capacidade de movimentação de cargas

A transformação do porto exige paciência. Neste ano e no próximo, por exemplo, a movimentação de carga deve fechar abaixo do recorde obtido em 2024. Tudo isso para permitir um novo ciclo de expansão a partir de 2027. “Nesse ano a gente vai dar um passinho atrás. Devemos chegar nos 7 milhões de toneladas, mas não vamos bater o recorde. Isso por uma opção de priorizar as obras de extensão dos cais. É uma opção estratégica”, avalia.

Os investimentos públicos somam mais de R$ 300 milhões, contemplando obras nos cais 1, 2 e 3, recuperação do molhe de abrigo, vias, drenagens, portarias, modernização tecnológica e data center. Já do setor privado, são R$ 630 milhões em parcerias e arrendamentos que possibilitaram a construção de novos armazéns, interligação de esteiras e shiploaders, equipamentos usados para carregar navios.

Porto de Imbituba aposta na expansão para receber navios maiores | Foto: Porto de Imbituba/Divulgação/4Oito

A maioria das obras termina no início de 2026, mas a principal, que é a do Cais 3, deve ser entregue no final de 2026 ou início de 2027. “Então, ano que vem a gente ainda vai ser um pouquinho impactado pela obra, mas a retomada mesmo, vislumbrando uma movimentação maior, é a partir de 2027”, planeja.

Ao final das obras, a estimativa é que a capacidade de movimentação do porto praticamente dobre, podendo alcançar 16 milhões de toneladas.

O Porto de Imbituba é responsável por 2 mil empregos diretos. De acordo com dados levantados pelo Econodata, 15% da população economicamente ativa do município trabalha na atividade portuária, que responde por 80% da arrecadação de Imposto sobre Serviços (ISS). São quase 570 empresas dos setores de logística e transporte ativas no município.

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