Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Quase 18,3 mil alunos realizam a prova do Prêmio Acic de Matemática na próxima terça-feira

Primeira fase do concurso envolverá 11 municípios e 122 escolas das redes de ensino municipal e estadual
Por Redação Criciúma, SC, 11/08/2023 - 21:02 Atualizado em 12/08/2023 - 08:09
Foto: Divulgação/ Acic
Foto: Divulgação/ Acic

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na próxima terça-feira (15), será realizada a primeira etapa do Prêmio Acic de Matemática - PAM nos 11 municípios participantes da premiação neste ano. São quase 18,3 mil estudantes das cidades de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.

A prova será aplicada durante o dia para alunos do quinto ao nono ano em 122 escolas das redes de ensino municipal e estadual. Esta é a sétima edição do Prêmio promovido pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic), com o intuito de incentivar e valorizar a aprendizagem e o ensino da Matemática.

"A educação tem sido uma forte bandeira da entidade empresarial, que nos últimos anos lançou diversos projetos voltados a essa área. Entre os eixos de atuação da gestão atual está justamente a educação, com diversos movimentos para melhorar a qualidade do ensino na região", reforça o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

"Acreditamos que o PAM tem um alcance muito maior do que a realização de uma prova. Busca a formação, reflexão e planejamento do ensino e aprendizagem de Matemática. Proporciona ao estudante da escola pública resoluções de raciocínio lógico, preparando-o para desafios maiores, como a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)", destaca a coordenadora do Prêmio Acic de Matemática, professora Marlene Pires

Prova

Os estudantes resolverão 20 questões de múltipla escolha, envolvendo raciocínio lógico e criatividade. Para a elaboração da prova, a Acic se baseia nos critérios da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - Obmep e das competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular para a área de Matemática.  

Classificação

A divulgação dos classificados para a segunda etapa está programada para 11 de setembro. Já a aplicação das provas está marcada para o dia 23 de setembro, na sede da Acic. O evento de premiação aos alunos está marcado para 31 de outubro. Os estudantes finalistas receberão medalhas de ouro, prata e bronze e mais certificados. As escolas e professores também receberão certificados de Honra ao Mérito.

Formação

Além de envolver os estudantes, o PAM disponibiliza formação aos educadores. Quatro encontros foram realizados entre os meses de maio e julho, tendo a participação de cerca de 140 professores, com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento dos profissionais, fornecendo suporte no planejamento das aulas e na preparação dos estudantes para o concurso.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito