Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Qual a melhor carne para hambúrguer?

Por PV Dal Pont Criciúma, SC, 18/03/2019 - 20:52 Atualizado em 19/03/2019 - 07:21
Esse hambúrguer a parmegiana é uma forma de mostrar como a construção do lanche pode ser criativa e inusitada.
Esse hambúrguer a parmegiana é uma forma de mostrar como a construção do lanche pode ser criativa e inusitada.

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Picanha, contra filé, fraldinha, costela... Sabe o que todos esses cortes tem em comum? São saborosíssimos. No entanto, eles se diferem em vários sentidos, seja na maciez, na textura, na suculência, enfim. Cada corte tem sua característica e isso que faz a degustação ser sensacional

E quando o assunto é hambúrguer. Qual a melhor carne?

Essa resposta não é exata. Isso por que cada carne tem uma característica, um sabor e uma textura, mesmo quando moída. O que podemos falar com exatidão é que cada hambúrguer precisa de 20 a 25% de gordura, para manter bons níveis de sabor e suculência.

Quando o assunto é gordura, podemos citar cortes como o peito, a fraldinha, a costela, o acém. Não, picanha, não! (risos) A picanha já é muito macia. Se você a moer, estará cometendo um desperdício. No entanto caso você compre uma peça com excesso de gordura, poderá limpar um pouco e depois, moer essa gordura com o patinho, por exemplo, e obter um excelente hambúrguer.

Essa mistura de dois cortes, inclusive, é uma realidade nas lanchonetes e recebe o nome de Blend.

O que é um Blend?

Blend, do inglês, significa mistura. É a arte de combinar carnes moídas diferentes para a obtenção de um hambúrguer perfeito. Existem no mercado, hambúrgueres de costela com acém, peito com fraldinha, costela com patinho, tudo para dar exclusividade aos lanches. E o mais curioso é que se pode combinar, também, carnes de diferentes origens animal. Você já saboreou hambúrguer de pernil suíno com carne de jacaré, por exemplo? Que tal, peito bovino com lagostim? Essas misturas já são possíveis em alguns lugares do mundo. Os EUA são referência nas combinações. Sempre com muita criatividade e amor a comida.

Os hambúrgueres são sem dúvida um vício. A cada nova descoberta, uma nova ideia. As possibilidades são inúmeras. No Brasil, precisamos evoluir em vários sentidos. Muitos ainda acreditam que hambúrguer é só carne, gordura, sal e pimenta. Imagine se todas receitas originais nunca tivessem sido reinventadas. Permita-se. Experimente!

E mais. Você não precisa ter um blend preferido. Você não deve, na verdade. A cada nova combinação, um novo acompanhamento, um novo tipo de queijo. Será que essa carne vai bem com cheddar ou com mozzarella? Será que uso barbecue ou molho picante? Será que sirvo fritas ou polenta como acompanhamento?

Seja bem vindo(a) a esse universo fascinante. Opte por supermercados que façam a moagem da carne que você quer sem aumentar o preço por quilo. Mude o seu pedido e vá experimentando. O que eu posso dizer é que quanto mais você buscar o blend perfeito, mais longe de encontrar estará.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito