Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Prudência na volta dos ônibus, garante Salvaro

Prefeito anunciará medidas nesta quinta. Sobre Covid, "se o Brasil tivesse os cuidados de Criciúma, seriam 9 mil mortes, e não 31 mil"
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 03/06/2020 - 08:09 Atualizado em 03/06/2020 - 08:11
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O prefeito Clésio Salvaro está se munindo de informações para anunciar, nesta quinta-feira, 4, detalhes sobre a retomada do transporte coletivo em Criciúma, o que ocorrerá na próxima segunda-feira, 8.

"Nós estamos tratando com muita responsabilidade. Estamos vivendo um novo tempo em saúde, tempo, vida e trabalho. Confiamos muito na ciência, continuamos fazendo o teste rápido que é uma ferramenta de muita confiança, e eu ouço os técnicos", afirmou Salvaro, em entrevista ao Programa Adelor Lessa desta quarta-feira, 3, na Rádio Som Maior.

Às 9h ele terá reunião com um grupo de técnicos, para formatar as regras de retorno do transporte. "E terei outras reuniões até o anúncio que faremos amanhã, no fim da tarde", pontuou.

Entre as medidas especuladas estão a utilização de apenas parte da frota, em horários de pico, com limitação do número de passageiros por ônibus e veto ao uso de cartões de estudantes e idosos, já que as aulas continuam suspensas e as pessoas de idade mais avançada continuam com recomendação de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19.

"Não será como antes, as pessoas vão ter que usar máscara, álcool gel, a lotação não será total, mas limitada por decreto. Tudo será diferente. Não sei como será pois as reuniões não ocorreram", frisou Salvaro. "Nós não falamos sobre isso antes para não confundir a já confusa situação na cabeça das pessoas. A gente fala quando tem algo mais concreto", observou.

Testes pelo Hemosc

Em audiência com o governador Carlos Moisés na tarde desta terça-feira, 2, no Palácio d´Agronômica, Salvaro levou uma sugestão sobre o combate à Covid-19.

"Levei para o governo, a título de sugestão, o seguinte: essa ferramenta para abrir determinados segmentos da economia, às vezes traz algum prejuízo para o município. Nós em Criciúma estamos fazendo teste rápido por amostragem, está sendo coletado sangue e fazemos teste. Na medida que são testados positivo, vai para o banco de dados do governo, acaba aparecendo Criciúma com muitos contaminados, mas é que estamos testando mais que muitos municípios", observou. 

"Sugeri que fosse algo mais equânime. Que o Governo do Estado, por sua estrutura, que as unidades do Hemosc por exemplo sejam usadas, temos 18 profissionais equipados que vão nas casas das pessoas, poderia aproveitar dentro do Hemosc, faria os exames proporcionais à população, seria uma ferramenta mais confiável que essa que o Governo está nos oferecendo", destacou. "Discutimos o nosso método e o do Governo do Estado, consideramos o nosso mais eficiente", salientou.

Criciúma tem 428 casos confirmados do novo coronavírus e 333 pacientes recuperados.

Criciúma, Brasil que dá certo

Salvaro fez um cálculo interessante sobre a relação de mortes de Criciúma com o Brasil. "Quando pensa Criciúma e faz uma relação com o Brasil, multiplica por mil. Nossa população é 215 mil habitantes, no Brasil é 215 mlhões. Nós perdemos nove pessoas, se o Brasil tivesse o cuidado de Criciúma, teríamos perdido 9 mil pessoas e não mais de 30 mil como já perdemos", enumerou. "O cuidado de Criciúma com essa pandemia é porque queremos perder o mínimo possível de vidas", salientou o prefeito.

"Aqui em Criciúma é o Brasil que dá certo", relatou. "A partir do dia 22, vamos conquistar a segunda posição indesejada, do país com mais mortes. Criciúma é o Brasil que dá certo, e vamos continuar com esses cuidados pois saúde e vida são importantes, e a economia precisa caminhar de igual forma", arrematou.

Ouça a entrevista do prefeito Clésio Salvaro no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito