Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pronampe já disponível para micro e pequenas empresas

Caixa, Banco do Brasil e Itaú já estão operacionalizando a linha de crédito
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 17/06/2020 - 11:49 Atualizado em 17/06/2020 - 11:50
Foto: arquivo / 4oito
Foto: arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A linha de crédito de apoio aos micro e pequenos empresários, o Pronampe, já está em funcionamento em alguns bancos brasileiros. O projeto, que surgiu de uma lei do senador Jorginho Mello, já passou por toda regulamentação e foi formalizado, sendo operacionalizado já por bancos como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Itaú. 

“O Pronampe é uma linha de crédito para micro e pequenas empresas que possuem faturamento de até R$ 4,8 milhões no ano anterior, em 2019. O limite é de 36 meses, contado com oito meses de carência, uma carência importante que, numa linha tradicional para médias e pequenas empresas, seria difícil de se conseguir”,pontuou o administrador de empresas, Edson Cichella, em entrevista ao programa Adelor Lessa desta quarta-feira, 17.

Com a taxa Selic estando atualmente em 3%, devendo cair para 2,25% ainda nesta semana, o juros anual do acesso a linha de crédito deverá ser baixíssimo. “Dará menos de 5% de juros ao ano, menos de 0,5% ao mês”, ressaltou Cichella.

Os empresários que tiverem interesse em acessar o crédito poderão entrar no site da Caixa, Itaú ou Banco do Brasil e, com o próprio fornecimento que a Receita Federal fará de seu faturamento, buscar o financiamento - o qual pode ser de até 30% do faturamento total. Não é preciso que a empresa tenha uma conta especificamente em um dos três bancos citados para buscá-los e conseguir o crédito - por mais que facilite o processo.

“Eu sugeriria que essas empresas pudessem procurar seus próprios bancos inicialmente, porque todos os bancos estão autorizados a trbaalhar com essa linha. Mas nada impede o contrário, de que a empresa faça seu cadastro na Caixa, por exemplo”, declarou o administrador.

Cichella ainda ressalta que não é preciso ter garantia real para solicitar a linha de crédito, basta ter o ava do dono da empresa. “São características importantes, são as variáveis mais importantes que não vemos numa variação financeira tradicional: uma taxa de juros barata, carência, e garantia do aval pessoal”, disse.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito