Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto Lazer Ativo da Unesc inicia treinamentos virtuais

Alunos de Educação Física e Psicologia iniciaram o treinamento para ministrar os encontros
Por Redação Criciúma, SC, 22/10/2020 - 22:33
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Tradicional projeto de extensão da Unesc, o Lazer Ativo está se transformando em meio a pandemia e desenvolverá dinâmicas por meio da tecnologia com os idosos residentes no Asilo São Vicente de Paula, localizado em Criciúma. A proposta da iniciativa, há mais de cinco anos, é oferecer momentos de descontração e atividade física para idosos. Durante tardes na piscina da Universidade, são feitas práticas de hidroginástica e natação como um auxílio no controle e tratamento da depressão, diabetes e hipertensão. 

O novo modelo de projeto do GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados), intitulado Lazer Ativo Virtual, tem o apoio do Sicred e poderá ser expandido se a primeira experiência for positiva. Em fase de implantação, acadêmicos de Educação Física e Psicologia iniciaram o treinamento nas salas híbridas da Universidade. 

Conforme o coordenador, Luciano Acordi da Silva, serão exercícios físicos domiciliares, envolvendo aulas de pilates, musculação e dança. A frequência será de duas vezes por semana. No futuro o projeto poderá ser implantado em outras casas de repouso e instituições sociais, abrangendo crianças e adolescentes com a prática de exercícios físicos por meio da tecnologia. “O objetivo é proporcionar melhorias nos parâmetros de saúde mental e autonomia funcional dos idosos, através da prática regular e, paralelamente, investigar os impactos deste modelo de intervenção remota, sobre os parâmetros supracitados”, explica Silva.

O Lazer Ativo também concilia a ação social e a prática científica. Os dados obtidos dão suporte às pesquisas clínicas desenvolvidas pelo GPEAA. Após a coleta de dados, os resultados possibilitam melhoras nas estratégias de intervenção e consequentemente na vida dos participantes.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito