Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto de Daniel Freitas busca desburocratizar processo de adoção

Deputado federal também quer facilitar o acesso ao ensino superior para jovens que deixam as casas de acolhimento aos 18 anos
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 23/06/2020 - 14:47
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O deputado federal Daniel Freitas (PSL) está trabalhando em um projeto de lei com o objetivo de desburocratizar todo o processo de adoção no Brasil. O PL já tramita no congresso nacional, e consta também com um subsídio para que os jovens que saiam das casas de acolhimento tenham acesso ao ensino superior.

"Hoje temos 40 mil famílias no Brasil que tem a intenção de adotar uma criança e apenas 4 mil crianças para serem adotadas, mas o processo é muito lento. Tem muito mais gente para querer adotar do que para ser adotado, mas mesmo assim é uma burocracia enorme e angustiante tanto para as crianças, quanto para os pais", declarou o deputado.

Atualmente, a faixa de idade de crianças mais requisitadas pelas famílias para o processo de adoção são de bebês entre um, dois e três anos de idade. Segundo Daniel, a partir dos quatro anos todo esse processo já começa a ser mais díficil. "Isso é por conta desse perfil, em que os pais colocam na cabeça de que querem adotar entre tantos anos", pontuou.

Ao atingirem a maioridade, com 18 anos, os jovens saem da casa de acolhimento e se deparam com mais uma realidade: o mercado de trabalho. "Eles chegam na maioria das vezes despreparados. Tenho um projeto de lei tramitando no congresso que via possibilitar o egresso dessas crianças na faculdade, em uma escola superior e um curso técnico, além de garantir moradia", disse.

Membro da frente parlamentar do congresso nacional que visa debates para a adoção, o deputado federal sugere que novas frentes sejam criadas em cada estado do Brasil, para que políticas estaduais para o assunto também sejam discutidas. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito