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Projeto criado por alunas do SESI reduz gastos com manutenção de faixas de pedestres

A iniciativa é uma das 100 soluções tecnológicas selecionadas para participar de Torneio de Robótica que ocorre em São Paulo no início de março
Por Marquezan Araújo Criciúma - SC, 06/02/2020 - 12:25
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

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Uma equipe de quatro alunas do SESI de Criciúma, com idades entre 12 e 15 anos, criaram um projeto que pode ajudar a reduzir gastos públicos com manutenção da sinalização horizontal das vias, como faixas de pedestres. A iniciativa é uma das 100 soluções tecnológicas selecionadas para participar da etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL) 2020, que ocorrerá em São Paulo, no início de março.

Mentora da equipe ‘Carvoeiros Robots’, a estudante Ana Julia Esmeraldino, de 15 anos, conta que a ideia surgiu a partir de pesquisas junto à administração pública da cidade. De acordo com a aluna, membros da Comissão de Obras informaram que o município tem um alto custo para manter as faixas de pedestres pintadas e pediram sugestões para baratear esse serviço.

"Começamos a pesquisar um novo jeito de fazer com que a pintura da faixa tivesse maior durabilidade. Entramos em contato com vários profissionais e um deles, que mora nos Estados Unidos, disse que as ruas de lá eram de concreto, não de asfalto. Descobrimos, então, que poderíamos usar concreto pigmentado, que já tem a cor da sinalização", explica.

Além de Ana Julia, Sofia Ferreira (12), Beatriz Dutra (14) e Julia Colombo (13), são as estudantes que compõem a equipe responsável pelo projeto. O instrutor de robótica do SESI de Criciúma e técnico da equipe, Cleber Marinho Júnior, se mostra orgulhoso por dirigir um grupo empenhado.

"Estou muito feliz e realizado por estar à frente dessa equipe de robótica. O que nos deixa muito contente é essa busca dos nossos alunos pelo conhecimento. Muitas pessoas acham que é brincadeira, mas tudo é levado muito a sério", afirma o professor.

A competição

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League reúne 100 equipes formadas por estudantes de 9 a 16 anos e promove disciplinas, como ciências, engenharia e matemática, em sala de aula. O objetivo é contribuir, de forma lúdica, para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais exigidas dos jovens.

O diretor de Operações do Departamento Nacional do SESI, Paulo Mol, ressalta que a elaboração dos projetos estimula a autonomia e o trabalho em equipe e contribui para a formação profissional dos alunos. “A questão do empreendedorismo é a base de todo o processo. Nesse torneio, uma das avaliações que é extremamente importante é a capacidade de empreender, de buscar coisas novas, de fazer com que o produto seja desenvolvido”, atesta.

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