Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Profissionais da Unesc dão dicas para colocar projetos em prática

Coordenadoras do curso de Psicologia da Unesc destacam importância de equilibrar expectativas e cobranças (Foto: Mayara Cardoso)
Por Redação Criciúma, SC, 25/01/2021 - 19:38
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A cada início de ano é de praxe que as pessoas iniciem novas listas de projetos e metas e renovem suas esperanças para a concretização de cada um deles. Diante de tantas incertezas vivenciadas, em especial desde o início da pandemia em 2020, a cautela e a necessidade de deixar planos em "standby" tem feito com que a realização de tais aspirações seja ainda mais desafiadoras. Para que a lista de sonhos não se torne uma frustração ao invés de motivação as coordenadoras do curso de Psicologia da Unesc dão algumas dicas e orientações.

As situações encaradas ao longo dos últimos meses, conforme a coordenadora do curso, Karin Martins Gomes, e a coordenadora adjunta, Graziela Amboni, mostraram de forma clara ao ser humano a necessidade de viver diante das incertezas. "Fazer adaptações em nossos planos e lidar com essa incerteza foi um dos nossos desafios para manter a saúde mental. No entanto, nosso cérebro não gosta de situações incertas, ele prefere a previsibilidade, isto é, ter previsão do que pode acontecer no futuro faz como que o sentimento de estar seguro venha, o que nos deixa calmos para seguir nossas metas", explica Karin.

Tamanha a insegurança gerada no período pandêmico, de acordo com a coordenadora, se reflete no maior número de casos de problemas relacionados à saúde mental. "Este é justamente um dos motivos do aumento de ansiedade em nossa sociedade. Nem todos conseguiram lidar de uma forma saudável com a incerteza do dia seguinte ou com o adiamento de seus planos pessoais e profissionais. No momento, estamos construindo uma nova maneira de ser e estar no mundo; de se relacionar, de conviver, de estar perto de alguém de que ama e até mesmo das atividades laborais e de lazer", acrescenta.

Diante de tantas mudanças, conforme Graziela, fazer metas a longo prazo pode não ser mais o ideal neste novo cotidiano. "Como nosso cérebro gosta de previsão, metas a curto prazo podem ser a melhor escolha para a saúde mental. A melhor opção é sempre estar no presente, fazer metas que você possa atingir a curto prazo e não se cobrar caso não consiga atingi-las. Quando isto acontecer você pode readaptar para o próximo dia, semana ou mês", indica.

O melhor caminho para se manter ativo e equilibrar cobranças com expectativas, de acordo com Graziela, é mergulhar no autoconhecimento. "Você deve se conhecer, ter consciência do seu modo de estar no mundo, com isso você consegue saber qual a melhor forma de realizar suas metas sem se cobrar demais e sem gerar angústia", pontua a profissional, acrescentando ainda a importância da avaliação sobre o compartilhamento destes projetos com amigos e familiares ou não, dependendo da situação.

 

Curso de Psicologia com matrículas abertas

Atuar no ramo da psicologia é estar atento aos cenários e ajudar as pessoas a entenderem seus papeis, diminuir sofrimentos, trazer clareza para os pensamentos, entre tantas outras atribuições. A profissão é uma das que tem aparecido em destaque como promissoras não só atualmente, mas para o futuro.

A Unesc está com matrículas abertas para ingresso já no primeiro semestre de 2021. Com a expertise e qualidade dos cursos da área da saúde, a graduação conta com cinco anos de estudos teóricos e práticos com forte atuação na comunidade.

Os interessados em conhecer melhor as propostas do curso de Psicologia, as disciplinas de cada semestre, assim como a estrutura da Unesc e as possibilidades de bolsas de estudos podem entrar em contato por meio dos telefones (48) 343145-00 ou (48) 99915-0433 ou ainda acessar o site matriculas.unesc.net/psicologia.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito