Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Produção de banana é a mais afetada com o vendaval em Criciúma

Banana caturra foi a mais afetada, conforme dados coletados pela Epagri
Por Redação Criciúma, SC, 02/07/2020 - 18:10
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As rajadas de vento que passaram pela região nesta terça, 30, e quarta-feira, 1°, em decorrência de um ciclone extratropical, afetaram a agricultura em Criciúma. A produção de banana foi a mais afetada. Dos aproximadamente 800 hectares do município, pelo menos 500 foram afetadas. É o que aponta o levantamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) para a Gerência de Agricultura e Agronegócio de Criciúma.

"O efeito maior foi a desfolha, que rasga as folhas. Nós fizemos o levantamento com os agricultores de várias localidades aqui do município, em torno de 150 hectares tombaram com a fruta, então esse foi o prejuízo maior. A banana mais prejudicada foi a caturra, a branca também, mas um pouco menos", explicou o engenheiro Agrônomo da Epagri, Roberto Francisco Longhi. Dos 150 hectares que caíram, estima-se que 50% foi perdido, resultando no prejuízo de aproximadamente R$ 500 mil.

Conforme o profissional, a produção de bananas já estava passando pelas secas desde o ano passado, assim como outros setores da agricultura. "Agora vai atrasar ainda mais o desenvolvimento. As plantas que caíram, as folhas rasgadas, tudo isso vai esticar ainda mais o tempo para colher essa plantação", ressaltou.

Durante o levantamento, também foram observados prejuízos menores em relação à produção de morangos e destelhamentos de galpões. Devido à época do ano, não há tantas lavouras em desenvolvimento, e as hortaliças, que por se tratarem de plantas de baixo porte, não foram tão atingidas pelos fortes ventos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito