Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Procon Criciúma dá dicas para comprar na Black Friday

Neste ano o evento, considerado um dos mais importantes para venda de produtos, acontece em 23 de novembro
Por Redação Criciúma - SC, 13/11/2018 - 13:44 Atualizado em 13/11/2018 - 13:46
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Black Friday, idealizada nos Estados Unidos, é considerada uma das datas mais importantes para venda de produtos. Neste ano será realizada no dia 23 de novembro. Para orientar os consumidores e evitar transtornos, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma, elaborou dicas para os consumidores criciumenses aproveitarem a data com segurança.

Gustavo Colle, coordenador executivo do Procon de Criciúma, orienta o consumidor a elaborar pesquisas antes de adquirir mercadorias, visto que a Black Friday pode apresentar propagandas enganosas. "É viável que o cidadão avalie a necessidade de efetivar uma compra específica, deixando o impulso de lado. Caso concretize a compra, a pessoa deve exigir a nota fiscal e avaliar a garantia estendida", reforça.

Análise realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que 39% dos consumidores pretende comprar durante a Black Friday e grande parte destas vendas deve ser online. "O consumidor precisa ter um cuidado a mais em compras pela internet. É essencial verificar a origem e o nível de satisfação dos clientes de um determinado site de vendas. O internauta deve conferir se o site é brasileiro para não resultar em custos extras e evitar problemas jurídicos, pois cada país possui suas regras do Código do Consumidor", destaca Colle.

Outra dica é guardar provas com fotos e encartes para a constatação e formalização e uma possível denúncia. "Quanto mais elementos tivermos para provar a irregularidade, mais consistente e mais fácil será enquadrar as empresas que estão cometendo as infrações", finaliza.

No Brasil

A Black Friday é realizada no Brasil desde 2011. O evento acontece sempre na última sexta-feira de novembro e proporciona descontos em produtos de diversos segmentos. O Busca Descontos, entidade administradora da página eletrônica oficial da Black Friday no Brasil aponta que, em 2017, o evento atingiu R$ 2,1 bilhões em vendas.

Mais informações podem ser consultadas pelo site do Procon de Criciúma ou na sede do órgão, situada na rua Henrique Lage, n° 267, no Centro. Dúvidas também podem ser solucionadas pelo telefone (48) 3445-8522. O Procon atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

Outras dicas do Procon para comprar na Black Friday:

- Verificar com o vendedor se o produto é único (mostruário)

- Conferir a política de troca do fornecedor

- Ficar atento ao prazo de entrega

- Verificar (sempre) a responsabilidade do pagamento do frete para entrega

- Possuir cuidado para acessar links de ofertas recebidos por e-mail. Podem não ser confiáveis

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito