Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Processo seletivo para Atenção Básica e em Saúde da Família na Unesc

Participantes recebem bolsa e desenvolvem atividades teóricas e práticas durante residências
Redação
Por Redação Criciúma, SC, 05/12/2018 - 15:10
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Profissionais de Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia já podem se inscrever para a nova turma do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc. Os participantes do processo seletivo podem optar pela especialização em Atenção Básica/Saúde da Família ou em Saúde Coletiva. Os aprovados receberão bolsas de estudo do Ministério da Saúde e desenvolverão atividades em Unidades de Saúde de Criciúma.

As inscrições podem ser feitas até 20 de dezembro de 2018 e de 7 a 24 de janeiro de 2019 na Pró-Reitoria Acadêmica, localizada no segundo pavimento do Bloco da Reitoria. Também serão aceitas inscrições enviadas pelo correio, desde que a postagem dos documentos seja realizada até o dia 16 de janeiro 2019. São oferecidas nove vagas para a residência em Atenção Básica/Saúde da Família e 12 vagas para Saúde Coletiva.

Segundo o coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto, o Ministério da Saúde concede as bolsas de estudo aos participantes, a Unesc oferta o aporte teórico e de formação e a Secretaria da Saúde de Criciúma, o campo prático para a realização das atividades. A especialização ocorre durante 24 meses, com uma carga de 5.760 horas, sendo 80% prática e 20% teórica.

O objetivo do programa, segundo o professor da Unesc, é qualificar profissionais para desenvolverem práticas de promoção, prevenção e recuperação da saúde. "O Residência Multiprofissional se caracteriza pelo aprendizado no serviço. Desde a criação do SUS (Sistema Único de Saúde), entende-se ele como um local também de formação profissional e humana", afirma Soratto.  

Na Unesc, o Programa de Residência Multiprofissional começou as atividades em 2010. Ele é coordenado pela professora Luciane Bisognin Ceretta e desenvolve o seu trabalho em 20 Unidades de Saúde de Criciúma.  

O edital para Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família 2019/1 pode ser acessado aqui e o edital para Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva 2019/1 aqui