Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Procedimentos odontológicos de urgência e emergência seguem mantidos

Em razão da pandemia de coronavírus, as consultas eletivas continuam suspensas
Por Redação Criciúma, SC, 14/07/2020 - 17:21
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em função das orientações do Ministério da Saúde (MS) e Conselho Federal de Odontologia (CFO), relacionadas à COVID-19, apenas os atendimentos odontológicos de urgência e emergência estão mantidos em Criciúma.  O município segue realizando os serviços em seis Unidades Básicas de Saúde, sendo cinco delas das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e uma das 7h às 19h todos os dias da semana. As consultas eletivas seguem suspensas.

O Centro de Especialidade Odontológica (CEO), localizado no bairro Próspera, vem realizando alguns tratamentos específicos, uma vez que todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas. “É agendado um paciente por hora e seguidas todas as orientações dos órgãos competentes com as medidas de segurança para não expor o paciente, bem como o profissional ao vírus”, explicou o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Deivid Freitas.

A orientação é que cada paciente siga corretamente o protocolo de higiene das mãos, sendo feito com água e sabão ou álcool em gel. Também fazer o uso de máscaras, obrigatório desde o dia 1º de julho, podendo gerar uma multa com o valor de R$ 1.971,70 aqueles que descumprirem.

Urgência e emergência

Apesar da semelhança, situações de urgência e emergência possuem significados diferentes. Os atendimentos de urgência são aqueles que não apresentam risco de morte do paciente, diferente aos de emergência, que devem ser tratados nos primeiros momentos após o diagnóstico.

Situações de urgência são biópsias, dor odontogênica aguda, alveolite, abscessos dentários ou periodontais, fratura dentária que resulta em dor ou trauma de tecidos moles bucais, remoção de lesões de cárie extensas ou restaurações que estejam causando dor, entre outros. Já os de emergência envolvem sangramentos não controlados, traumatismo envolve os ossos da face e celulites ou infeções bacterianas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito