Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pró-reitora compartilha conhecimentos em Aula Inaugural da Unesc Virtual

Gisele Coelho Lopes abordou assuntos como Sociedade 5.0 e Soft Skills em evento transmitido pela Unesc TV
Por Redação Criciúma, SC, 24/03/2022 - 14:14
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O cenário do mercado e dos ambientes de trabalho foi assunto de palestra proferida pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, na noite desta quarta-feira (23/3). O encontro de compartilhamento de experiências e conhecimentos da pró-reitora protagonizou a Aula Inaugural dos cursos da Unesc Virtual com transmissão ao vivo pelo Canal da Unesc TV no YouTube com mais de mil espectadores.

As mudanças de comportamento e de processos ao longo de cada uma das etapas da história da humanidade foram apresentadas pela professora como forma de representação da constante evolução e do caminho vislumbrado para o futuro. As transformações, conforme ela, apesar de sempre terem existido, estão ainda aceleradas com a chegada das tecnologias e ganharam ainda mais peso com a passagem da pandemia. “As pessoas repensaram muito de suas escolhas e comportamentos neste período. Sabemos que o mundo mudou, mas ele continuará em transformação. É utópico pensar que ele vai se estagnar. Como já nos ensinou Charles Darwin: não são os mais fortes que sobrevivem, mas sim aqueles que se adaptam. Precisamos estar preparados as novas realidades que o cenário nos coloca”, comentou.

Entre as necessidades das organizações e dos profissionais dispostos a fazer a diferença neste cenário, para Gisele, é imprescindível que os propósitos estejam interligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Hoje nenhuma ação pode estar desassociada aos ODS. Não dá para pensar em tecnologias avançadas, se o homem estiver desconectado desse processo. Decisões pessoais, estratégicas de negócios, políticas e de qualquer cunho precisam estar conectadas à responsabilidade social, ambiental e de governança corporativa”, acrescentou nos ensinamentos compartilhados.

Para estar preparado a tudo o que futuro pode oferecer, conforme destacou Gisele, será necessário o aprendizado constante, baseado nas ações de “aprender, desaprender e reaprender”, com humildade, esforço e dedicação. “Isso demanda a necessidade de uma educação de alto impacto. É necessário colocar na agenda de futuro de cada um de vocês o desenvolvimento de novas habilidades. Hoje nossas competências são cíclicas e precisaram se adaptar ao que o cenário nos demandará logo ali na frente”, acrescentou.

O conhecimento compartilhado por meio da Aula Inaugural, para a diretora de Ensino de Graduação a Distância, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti, foi uma grande oportunidade de aprendizado para alunos e colegas professores. “Tenho certeza de que todos nós que acompanhamos aprendemos muito. A Unesc Virtual tem mesmo este propósito de estar sempre buscando dar oportunidade de aulas e abordagens diferenciadas como esta que tivemos a honra de acompanhar nesta noite”, contribuiu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito