Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Previne Brasil: Criciúma lidera nos indicadores da Atenção Primária entre as maiores cidades de SC

Desempenho foi entre cidades com mais de 100 mil habitantes no Estado. Os dados são do Previne Brasil, novo modelo de financiamento de recursos aos municípios
Redação
Por Redação Criciúma, SC, 10/10/2021 - 16:55Atualizado em 10/10/2021 - 16:58
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Criciúma alcançou o primeiro lugar nos indicadores da Atenção Primária à Saúde (APS) nas cidades com mais de 100 mil habitantes em Santa Catarina. A classificação foi feita com base nos números de desempenho avaliados pelo Previne Brasil. O programa federal analisa dados dos municípios para analisar o financiamento da APS, que é responsável pela infraestrutura e ações de promoção de saúde em nível comunitário.

As transferências de recursos são feitas com base em três critérios: cadastro de pessoas, indicadores e credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde. Entre os indicadores, o município atingiu uma proporção de 63% de gestantes que realizaram exames para sífilis e HIV, além de 100% da cobertura das vacinas de poliomielite inativada e pentavalente. As metas eram de 60% e 95%, respectivamente.

“Uma avaliação positiva facilita o repasse de recursos destinados para a APS, e isso significa mais saúde para as cidades contempladas. Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais esses indicadores”, destacou o secretário municipal de saúde, Acélio Casagrande.

“Fechamos o quadrimestre com 202.345 usuários cadastrados, um aumento de 14.265 cadastros em comparação ao quadrimestre anterior”, explicou a gerente de Inteligência e Informação em Saúde, Luara de Sousa.

Previne Brasil

O programa federal Previne Brasil avalia repasses de recursos para os municípios. O objetivo é aumentar o acesso aos serviços da APS e o vínculo entre a população e as equipes.
 

Confira ranking das maiores cidades de SC nos indicadores da APS:

1º Criciúma
2º Joinville
3º São José
4º Jaraguá Do Sul
5º Chapecó
6º Palhoça
7º Balneário Camboriú
8º Brusque
9º Tubarão
10º Blumenau