Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Presidente da Câmara é notificado a retomar CPI da Afasc

Pedido oficial vem horas depois do anúncio da suspensão dos trabalhos
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 02/06/2020 - 15:45 Atualizado em 02/06/2020 - 15:56
Vereador Tita Beloli / Divulgação
Vereador Tita Beloli / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

"Eu soube pela mídia, pelo 4oito". Assim, o vereador Julio Kaminski (PSL), secretário da Comissão de Inquérito da Afasc na Cãmara de Criciúma, tomou conhecimento da suspensão dos trabalhos do colegiado, determinada por ofício pelo presidente da Casa, vereador Tita Beloli (PSDB). "Na minha humilde interpretação, quem deveria ter suspendido os trabalhos, se tivesse que receber esse documento, teria que ser o presidente da CI, e não o da Câmara", respondeu Kaminski.

Com base nessa interpretação, Kaminski aconselhou o vereador Zairo Casagrande (PDT), presidente da CI, a ingressar com um recurso para sustar a decisão do presidente Tita. "Cabe ao presidente da CI tomar decisão de suspender trabalhos, e não o presidente da Casa. A CI tem independência. Eu acho que o Tita puxou para ele algo que não lhe pertence", apontou Kaminski. 

Confira também - Adelor Lessa: Câmara suspende CI da Afasc

A comunicação da presidência da CI, pedindo a retomada imediata dos trabalhos, já está entregue ao gabinete do presidente Tita Beloli. "Fizemos uma comunicação agora para o presidente, para que ele revogue a resolução, não se aplica, esse documento era para ter sido encaminhado ao presidente da CI. Tem um erro de direcionamento. O presidente da Casa puxou uma responsabilidade que não é dele, pois existe independência da CI", reforçou o vereador do PSL. "O Zairo teria autonomia para suspender ou não", ressaltou.

Se o comunicado encaminhado ao presidente da Câmara não surtir efeito, a CI poderá ser retomada de outra forma. "O Zairo comunica o presidente da Casa, se o presidente não cancelar o que ele fez, daí sim o presidente da CI tem outras prerrogativas, inclusive demandar judicialmente", antecipou Kaminski. "A Câmara já recebeu o protocolo do ofício encaminhado ao presidente, já está na diretoria da Casa", referiu.

O imbróglio começou com a indisposição do PSDB com a presidência da CI. O partido tentou emplacar o vereador Arleu da Silveira como relator. Como houve empate na votação contra Ademir Honorato (MDB), o presidente Zairo tomou a decisão em prol de Ademir, alegando impedimento de Arleu por ele participar do Conselho Deliberativo da Afasc, já que a entidade é o objeto da investigação da CI. "Eu já sugeri ao PSDB, na abertura da CI, que fizesse a troca do vereador, pois o Arleu é conselheiro da Afasc, temos ofícios de 2017, 2018 e 2019 que provam isso. A senhora mãe dele também é conselheira", reclamou Kaminski.

Por enquanto, a CI da Afasc segue suspensa.

Confira também:

CI da Afasc com polêmicas antes mesmo dos primeiros depoimentos

Advogado detona CPI que investiga irregularidades na Afasc

Arleu dispara contra Zairo: "é um mentiroso da maior categoria"

Zairo cita envolvimento de Arleu na Afasc

"Uma decisão de um presidente ditador", dispara Arleu sobre CPI

Com bate boca e sem relator na CPI da Afasc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito