Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Prefeitura apresenta Diagnóstico Municipal do Trabalho Infantil

Iniciativa da prefeitura de Criciúma visa entender e equalizar situações de exploração de atividades ilegais
Por Redação Criciúma, SC, 13/08/2019 - 22:34 Atualizado em 13/08/2019 - 23:26
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Para melhor entender o cenário das atividades ilegais infantis que acontecem no município e pontuar possíveis ações para a erradicação, foi divulgado o Diagnóstico Municipal do Trabalho Infantil em Criciúma. Os resultados foram apresentados pelo professor e doutor André Viana, na manhã desta terça-feira, 13, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Criciúma, via Secretaria de Assistência Social e Habitação, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), em parceria com o Ministério da Cidadania.

O diagnóstico é composto por um apanhado de notificações dos mais diversos órgãos municipais, acidentes de trabalhos e locais onde existem mais incidências.  “Inicialmente se entende a dimensão do problema e os porquês. Com isso, poderemos aplicar meios e criar fluxos para que cada um desses equipamentos públicos ou o próprio cidadão possam denunciar e o Poder Público possa fazer todo o direcionamento”, comenta o secretário municipal de Assistência Social e Habitação de Criciúma, Paulo César Bitencourt.  “Ele é muito importante para que, num futuro próximo, tenhamos jovens e adultos mais sadios por terem vivido uma infância como ela tem que ser vivida: brincando e estudando”, completa.  

Os estudos duraram aproximadamente oito meses, sendo realizados com base no senso de 2010, que identificou um número elevado de casos na cidade. “Muito além de apenas erradicar o trabalho infantil, queremos dar uma direção certa para os nossos meninos e para as nossas meninas. Esse diagnóstico, que foi buscado os dados de forma científica, vai nos proporcionar condições de ajudar mais precisas, sendo muito útil para o governo e para a cidade como um todo”, afirma o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

O encontro também contou com a presença do vice-prefeito, Ricardo Fabris, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Miri Dagostin, da psicóloga e técnica do Peti, Ediléia Colle, da coordenadora de Média e Alta Complexibilidade, Fernanda Maia, do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Edevilson Manoel Pereira e demais representantes da área da Saúde, Educação, Assistência Social, Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Conselho Tutelar e dentre outros.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito