Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Prefeitos estudam rombo milionário na saúde da Amesc

Tamanho da dívida ainda está sendo analisada pela nova diretoria que busca reestruturar o Cisamesc
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 23/02/2021 - 08:54 Atualizado em 23/02/2021 - 10:12
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Prefeitos da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) estão estudando o rombo orçamentário no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amesc (Cisamesc), com o objetivo de reestruturá-lo. O estudo está sendo comandado pelo atual presidente do consórcio e prefeito de Ermo, Paulo Della Vechia.

“É um compromisso muito grande. As pessoas tem muita crítica [sobre o consórcio] e acham que não deveria se assumir esse compromisso agora, mas juntamente com mais quatro prefeitos, a diretoria terá esse compromisso. A dívida é de todos os municípios, e entendemos que as prefeituras se comprometam com isso”, disse Della Vechia.

Ainda no final de janeiro, todos os municípios da Amesc optaram por aderir ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec (Cisamrec). A ação foi tomada justamente porque o consórcio regional já não estava dando conta de atender toda a população e, para que a região não ficasse sem medicamentos, foi acordada a nova parceria.

Ainda não há uma definição concreta do tamanho do rombo orçamentário do consórcio, mas estima-se que gire em torno de R$ 17 milhões, referentes a gestões passadas. Segundo Della Vechia, o estudo ainda está no começo, e por isso não se tem uma noção exata dos dados.

“Ainda estamos no momento de transição. Daremos o primeiro passo para trazer a estrutura da Cisamesc para dentro da Amesc, todo o sistema, local, funcionários e então estruturar o consórcio, porque o temos”, disse. "Sentaremos junto com os prefeitos, diretoria, contabilidade e pessoas responsáveis para que esse trabalho seja feito”, completou.

A expectativa é de que em 30 a 60 dias a resposta sobre o tamanho do déficit e os próximos passos para reestruturação do consórcio sejam anunciados pela diretoria.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito