Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Prefeitos cobram Pacto Federativo

Representantes da região participam de mobilização nacional em Brasília
Por Redação Brasília, DF, 10/04/2019 - 06:52
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A grande expectativa dos prefeitos que participam do XXII Marcha a Brasília era com relação ao plenária de abertura com a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM). O que se esperava era anúncios mais contundentes com relação ao Pacto Federativo.

Em discurso, Jair Bolsonaro disse que nesta quarta-feira será anunciado detalhes do 13º salário do programa Bolsa Família e falou num aumento do percentual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Vamos dividir o pouco que temos com o Pacto Federativo”, afirmou sem mais detalhes.

Na avaliação do segundo vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon (MDB), a fala do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, foi precisa, fazendo um mosaico do que é a administração municipal em todos as suas áreas. A importância do prefeito e sua equipe tem no desenvolvimento do município e as formas como os serviços são financiados. “Ele foi preciso a partir desse diagnostico, da carência dos financiamentos do Governo Federal”. Já o discurso do presidente da República, Murialdo acha que foi genérico. “Ele falou em Deus, falou das viagens que fez e fará, da importância da união, mas não falou dos programas que ele pretende lançar no seu Governo em relação aos municípios”, disse.

O prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin (PP), também analisou os discursos, onde segundo ele o presidente da CNM foi muito bem, focando o discurso na cobrança das reformas. “O discurso do presidente da CNM foi direto e enfático sobre aquilo que é preciso ser feito no Brasil”, sublinhou. Magagnin disse que os presidentes da Câmara e do Senado também entenderam o recado, que as reformas são necessárias. Já com relação ao discurso de Bolsonaro, acha que a fala foi no sentido de pedir apoio da população para realização das reformas para viabilizar mais discursos dos municípios.

No início da plenária, o presidente da CNM, Glademir Aroldi, fez um discurso cobrando o Pacto Federativo, pedindo foco no compromisso assumido no evento do ano passado, quando ainda era candidato. Lembrando que os percentuais investidos em saúde e educação, por parte dos municípios é muito maior, do que os valores obrigatórios por lei, de 15% e 25%, respectivamente. “Os recursos financeiros precisam chegar nos municípios”, discursou, referindo-se aos novos programas + Brasil, que devem ser anunciados. Falou do Fundeb, alertando que o programa encerra em 2020, e cobrou um novo fundo. A reforma da previdência também foi pauta do discurso, pedindo atenção especial para os agricultores.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito