Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Prefeito de Criciúma quer transformar casas do Exército em restaurantes típicos

Projeto prevê “Vila das Etnias” no entorno da Praça do Congresso; entenda
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 23/01/2024 - 15:27 Atualizado em 23/01/2024 - 15:48
Foto: Divulgação/Decom
Foto: Divulgação/Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma "Vila das Etnias" pode dar um futuro turístico para as oito casas do Exército próximas à Praça do Congresso, em Criciúma, em breve. Nesta segunda-feira (22), como informou Adelor Lessa, uma comitiva liderada pelo prefeito Clésio Salvaro esteve no Comando Militar do Sul, em Porto Alegre, para pedir a transferência das residências, atualmente propriedade das Forças Armadas, ao general de brigada José Luiz Araújo dos Santos.

Foto: Divulgação/Decom

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Marcos Mendonça, a ideia é que cada casa represente uma etnia e ofereça ao público a gastronomia e a cultura típicas de cada uma delas. O projeto seria viabilizado pela iniciativa privada, que ficaria responsável pela reforma e manutenção das casas.

Ouça a entrevista completa com Marcos Mendonça no programa Adelor Lessa desta terça-feira (23):

“Não será entregue para a associação das etnias, será feita uma licitação para que se apresentem operadores da iniciativa privada para fazer funcionar ali uma casa étnica. A manutenção, reforma e outros detalhes nós vamos prosseguir nesse processo. Vai ser feita a restauração e não a mudança da fachada da casa. Por dentro, vamos transformar em restaurante e, futuramente fazer uma vez por ano, a Festa das Etnias”, contou o presidente da FCC.

Próximos passos

Sem prazo para entrega, o grupo pediu urgência nos próximos passos. “O exército tem um processo sobre os bens, que estão sob o comando das Forças Armadas. Então vai ser passado para a SPU (Secretaria do Patrimônio da União), que é o órgão responsável pelos bens e virá uma equipe de avaliação do local”, frisou Mendonça.

Foto: Tiago Silva/Decom

Além disso, a situação atual das residências assustou o general pelo estado de deterioração. “Quando ele viu as casas, uma que está totalmente danificada, o telhado, e outra bem precária, ele ficou assustado, porque ele não sabia desse estado. Ele até nos disse que ficou com vergonha, porque o exército está sempre restaurando e mantendo”, acrescentou o presidente da FCC.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito