A praia do Farol de Santa Marta, em Laguna, no Sul de Santa Catarina, abriga no fundo do mar os destroços de um navio que afundou há mais de um século. Os restos da embarcação ainda podem ser observados em imagens aéreas da Praia do Cardoso.
Conhecida por receber grande fluxo de visitantes durante o verão, a faixa de areia concentra turistas que, em muitos casos, desconhecem que a poucos metros da orla estão estruturas submersas de um naufrágio ocorrido no início do século passado.
LEIA MAIS:
- Vai viajar? Identidade física ainda é exigida fora do país
- Conheça a líder do e-commerce que vai construir megaestrutura em SC
Vapor Catalão
Os destroços submersos pertencem ao Vapor Catalão, navio que naufragou em 13 de março de 1911. De acordo com informações divulgadas pelo Josimar Santos, o acidente ocorreu em razão de condições climáticas.
Mesmo após mais de 100 anos, parte da estrutura permanece no local, encoberta pelo mar.
Outros naufrágios na região
A embarcação, o Vapor Catalão não foi o único caso registrado nas proximidades do Farol de Santa Marta. Em 1937, outra embarcação também teria afundado na área.
O naufrágio de 1911, conforme a história, resultou em uma mudança importante para quem navegava naquelas águas: a instalação de um telégrafo, medida adotada após o episódio.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!