Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Por que Morro da Fumaça tem este nome?

Existem duas versões populares para explicar a escolha
Por Erik Behenck Morro da Fumaça - SC, 17/05/2019 - 13:04
Professora Nelza (foto: Luana Mazzuchello)
Professora Nelza (foto: Luana Mazzuchello)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

De onde vem o nome de Morro da Fumaça? Muitos pensam que é devido as olarias que produzem fumaça na localidade. Existem duas versões, uma delas relacionada com os tropeiros que passavam as noites e acendiam fogueiras e outras que diz sobre a formação de neblina que cobria o morro.

"Aqui onde está localizado o hospital, em cima do morro, os tropeiros desciam nas mulas com charque. Quando anoitecia eles subiam o morro e dormiam ali. Naquele tempo a lenha era forte e a fumaça ficava por dias. Então foi ficando como Morro da Fumaça", disse a ex-professora Nelza Naspolini, durante o Programa Adelor Lessa Especial.

A versão foi a mesma defendida pelo presidente da Cooperativa de Exploração Mineral da Bacia do Rio Urussanga, Bili Coral. "O nome Morro da Fumaça não veio das olarias, mas sim dos tropeiros. Segundo o meu pai, eram os homens que faziam a estrada de ferro e faziam fumaça lá em cima. Depois coincidiu", mencionou.

E Estação Cocal?

Enquanto isso, Estação Cocal é chamada assim já que o trem passava por lá e existiam muitos coqueirais. “Hoje transporta apenas o carvão mineral. Já transportou fluorita e farinha de mandioca", disse o secretário da Cermoful, Everton Meneghel.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito