Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Por enquanto, linhas e horário dos ônibus somente pelo Moovit

Equipe da prefeitura trabalha na atualização do site para disponibilizar as informações ainda na tarde desta segunda-feira
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 08/06/2020 - 14:57 Atualizado em 08/06/2020 - 15:00
Fotos: Guilherme Nuernberg/4oito
Fotos: Guilherme Nuernberg/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com a volta do transporte coletivo após mais de 80 dias, muitas dúvidas surgem nas pessoas que dependem dos ônibus para se locomover. Os primeiros ônibus passaram a circular das 6h30min às 8h30min. A segunda etapa do transporte, dentro do regramento estabelecido pela prefeitura e Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) ocorreu das 11h20min às 13h30min e a terceira será 17h às 19h30min, e com interbairros a partir das 22h, de segunda-feira a sexta-feira. Já aos sábados, das os horários são reduzidos a dois: das 7h às 8h30 e das 11h30 às 13h30. 

Os horários foram amplamente divulgados e as pessoas dificilmente perderam o seu ônibus. As maiores dúvidas – e que chegaram o 4oito e à Rádio Som Maior – está com relação às linhas. Quem acessou o site do Governo Municipal, pelo menos até o início da tarde desta segunda-feira, 8, se deparou com a frase “Horários de Ônibus estão temporariamente indisponíveis para atualização”. Conforme a Assessoria de Comunicação do Município, a equipe responsável trabalha na atualização para liberar as informações no decorrer da tarde.

Porém, as informações podem ser obtidas através do aplicativo para smartphone, Moovit. Ele está disponível para download para Android e IOS e também pode ser acessando pelo computador. O presidente da ACTU, Everton Trento diz que, para um primeiro dia, as coisas estão correndo dentro da normalidade.” Está tranquilo dentro do normal de um retorno da operação”, comenta.

Confira também:
Quase três meses depois, a volta dos ônibus
Calmaria e adaptações na primeira rodada da volta dos ônibus
A reportagem embarcou no Amarelinho

Um fôlego para os lojistas do Terminal Central

Situação nova

Trento fala ainda que esta é uma situação nova, então a semana será de adaptação. “Em todos os meus anos de empresário, nunca vi uma situação como esta, então acredito que a primeira situação será complicada. Se tem lotação me determinado horário, a empresa coloca outro veículo", enfatiza Trento. Nesta segunda-feira, algumas pessoas relataram a falta de álcool em alguns ônibus, mas Trento garamte que está sendo disponibilizado para todos.  "Todos os ônibus saem com álcool gel. Pode acontecer que o álcool acabe durante a viagem, mas é reposto”, enfatiza.

Além dos ônibus, o álcool gel também está presente em todos os terminais. O retorno gradativo do transporte foi estabelecido pelo decreto municipal n° 715/20 e conta com um plano estratégico dividido em três módulos. 
Além das medidas adotadas para o interior dos veículos e terminais, os ônibus serão higienizados três vezes por dia. 

De acordo com a engenheira civil da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma, Caroline Paim Zanette, o fluxo de passageiros na retomada foi o esperado. “Em um primeiro momento ocorreu tudo dentro da normalidade. As pessoas estão respeitando as normas estabelecidas e é extremamente importante que isso continue acontecendo”, destaca.

Sem circulação de dinheiro

Outra adaptação no retorno do transporte coletivo criciumense é a não circulação de dinheiro. Os passageiros devem adquirir o cartão CriciumaCard para comprar as passagens nos Terminais Urbanos do Pinheirinho, Centro e Próspera, ou por delivery no telefone (48) 3431-7777.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito