Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Ponte Hercílio Luz será liberada para o transporte coletivo

Depois de 28 anos, monumento histórico voltará a receber o trânsito de veículos
Redação
Por Redação Florianópolis - SC, 25/01/2020 - 18:32
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Depois de 28 anos a Ponte Hercílio Luz volta a contribuir para a mobilidade urbana de Florianópolis. A partir desta segunda-feira, 27, o Governo do Estado libera a estrutura para o tráfego de veículos oficiais e do transporte coletivo municipal. O acesso às passarelas de pedestres e ciclistas para travessia completa da Ponte também será liberado, a partir das 8h.

Os veículos que poderão trafegar pela ponte Hercílio Luz foram definidos pela Prefeitura de Florianópolis que iniciará com a passagem de linhas de ônibus do transporte municipal, veículos oficiais e transporte escolar. As linhas de ônibus serão implementadas gradativamente conforme cronograma da administração municipal.

“Antes da reabertura para o tráfego de veículos foi necessário interromper a visitação no vão central e em parte das passarelas para concluir alguns serviços como o abaixamento da treliça inferior, retoques de pintura na parte inferior do piso da pista, complementação de sinalização, colocação da tela de proteção. Todos os trabalhos que estavam previstos para serem feitos neste período foram concluídos”, explica o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler.

A obra de recuperação da Ponte Hercílio Luz segue em andamento até março de 2020 e, conforme cronograma estabelecido pela empresa responsável pela obra, não haverá necessidade de nova interdição total da pista e passarelas. “O que pode ocorrer é uma interdição parcial na pista ou alternadamente nas passarelas para execução de alguns serviços”, complementa Hassler.

Autorização para eventos e atividades com fins comerciais na Ponte Hercílio Luz

O Governo do Estado de Santa Catarina reforça que a realização de qualquer evento e atividades com fins comerciais que sejam realizados ou tenham trajeto sobre a Ponte Hercílio Luz, necessitam de autorização prévia da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Florianópolis (Sephan). A Ponte Hercílio Luz é um patrimônio histórico, artístico, cultural e arquitetônico brasileiro e é dever do Estado preservar suas características e limitações.