Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Polícia Federal apura fraudes milionárias na área da Saúde em municípios do Sul

Esta ação faz parte da segunda fase da Operação Fuscus
Por Vítor Filomeno Laguna, SC, 04/11/2021 - 08:30 Atualizado em 04/11/2021 - 10:12

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na manhã desta quinta-feira, 04, a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Fuscus, cumprindo  26 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Criciúma, em endereços de órgãos públicos, empresas, servidores públicos e empresários. As ações aconteceram em Sombrio, Araranguá, Passo de Torres, Jacinto Machado, Praia Grande, Timbé do Sul, São João do Sul e Camboriú.

Em conjunto com o Serviço de Auditoria do Ministério da Saúde, esta fase visa colher provas de supostas fraudes na aquisição de medicamentos, insumos e EPIs que não teriam sido, no todo, entregues ao Poder Público, incluindo valores que deveriam ser destinados ao enfrentamento da pandemia de COVID-19 e foram desviados. O total dos desvios investigados chega a R$ 6 milhões. Caso comprovada a fraude, os investigados poderão responder pela prática dos crimes de organização criminosa, peculato e fraude ao caráter competitivo de licitações, cujas penas somadas podem chegar a 28 anos de prisão.

A apuração dos fatos teve início em setembro de 2020, a partir de denúncia que apontava excesso no volume de aquisições e sobrepreços de produtos adquiridos por uma secretaria municipal de saúde. Em 05 de novembro de 2020, foi deflagrada a primeira fase da Operação Fuscus, que, naquele momento, investigava desvios da ordem de R$ 1,7 mi. Mesmo com a operação em andamento, os investigados prosseguiram com as condutas suspeitas, o que motivou o prosseguimento das investigações e a consequente deflagração desta nova fase.

Confira a nota na íntegra aqui.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito