Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Polêmico corte de árvores no Santuário

Responsáveis apontam remoção como opção para revitalizar praça. Investimento final será de R$ 500 mil
Por Fagner Santos Nova Veneza, SC, 15/12/2018 - 11:09
Fotos: Marcelo Branco Pacheco / Divulgação
Fotos: Marcelo Branco Pacheco / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O corte de algumas árvores no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravággio chamou a atenção nas últimas semanas. Ciprestes, árvores não nativas da região, foram retirados de uma das praças dos arredores. A ação causou polêmica entre a comunidade e defensores do meio ambiente nas redes sociais. 

Coordenador do Conselho Paroquial Pastoral (CPP), Antônio Netto afirma que o corte era a única alternativa para a revitalização da praça. “As árvores estavam  podres, algumas quebradas, galhos caiam toda hora”, coloca. Entretanto, o CPP sabia que a decisão era polêmica. “É um problema interno que temos, mas era necessário cortar, não havia alternativa”, pontua. 

Em resposta às críticas da própria comunidade, o coordenador é enfático. “Temos 20 membros no CPP, todos representando os moradores”, diz. Portanto, o Santuário acredita que a iniciativa de cortar as árvores tem o consentimento da população. “Discutimos muito, e muitos moradores, além dos 20 do conselho, estavam sabendo. Ninguém foi contra nas reuniões”, revela. 

A decisão foi tomada para que uma nova praça seja oferecida à população. “Ali estava muito escuro, era um local onde se fazia o mal”, diz. A ideia é reestruturar todo o espaço a partir do corte das árvores. “Consumiam drogas, havia prostituição, então queremos transformar em um espaço de lazer e bem-estar”, explica.

Para isso, o santuário vai instalar mais de 70 luminárias em toda a extensão da praça. Também serão postos pavers, pequenos blocos retangulares pré-moldados, para a circulação de visitantes. “Os fios das luminárias passarão por onde estavam as árvores, melhorando a distribuição pelo parque”, comenta Antônio. 

Projeto não previa derrubada

Responsável pela elaboração do projeto da praça, o arquiteto José Luiz Ronconi discorda da decisão do santuário. Ele aponta para a falta de necessidade do corte das árvores. “O meu projeto não exigia que nenhuma árvore fosse derrubada”, afirma.

Segundo o especialista, haviam alternativas para a questão. “Elaborei de uma maneira que a iluminação podia ter o cabeamento feito por baixo da parte pavimentada da praça”, explica. Entretanto, não foi o que ocorreu. “Decidiram passar pelo meio das árvores, mas não precisava”, expõe o arquiteto.

Santuário vai replantar árvores

O Santuário se baseia em liberação da Prefeitura para o corte das árvores. “Temos a autorização do Poder Executivo, além de que os ciprestes não são nativos, então podemos cortar, desde que sejam plantadas outras no lugar”, defende Antônio. 

No futuro, novas árvores ocuparão o lugar. É o que afirma o coordenador do CPP. “Estamos em fase de planejamento de um projeto de ajardinamento para o local”, revela Antônio. “Vamos recolocar ciprestes novos, além de outras árvores, plantas e flores, principalmente onde o cabeamento vai ser implantado”, completa. 

Ao final do projeto, o custo total será de R$ 500 mil. O dinheiro foi arrecadado em parceria entre o Santuário, Prefeitura e empresários. “O Poder Executivo asfaltou algumas ruas aqui por volta, e em troca os empresários direcionavam recursos diretamente para o santuário”, explica Antônio. A previsão é que tudo esteja pronto em até 90 dias.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito