Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

PM apresenta redução nos roubos, furtos e cumprimentos de mandados em 2019

Números deste ano são positivos, assim como já havia sido em 2018
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 19/12/2019 - 19:03

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A 6ª Região Policial Militar, com seus 789 policiais, apresentou números positivos em 2019, em comparação com 2018. Para o coronel Cosme Manique Barreto, o comandante, é um triênio com resultados bons. Aconteceu uma queda de 36% no número de roubos, sendo 525 numa região que possui 632 mil pessoas, contra 816 roubos de 2018. O número de homicídios se manteve.

“Tivemos uma estabilização nos homicídios. No começo do ano foram muitos, nós temos um problema, que é difícil fazer o trabalho preventivo. Até o fim de novembro, tivemos 11 feminicídio, que não é a mulher simplesmente ser morta, é o crime por ela ser mulher”, comentou o Coronel.

Para ele, estes crimes são difíceis de prever e muitos acontecem por brigas entre organizações criminosas. “É fora da normalidade, essa quantidade, sempre tem, mas não tanto, esse ano foi acima. Em Içara ano passado não tivemos, e dessa vez foram quatro homicídios, sendo dois feminicídios”, destacou Manique Barreto.

O número de pessoas conduzidas para delegacias, em 2019, está sendo menor do que em 2018, neste ano, até aqui são 9.086 conduções, contra 9.397 do ano passado. “O grande crime é tráfico, que lota presídio, o furto é pelo tráfico. A grande quantidade de presos é pelo tráfico”, citou Barreto.

O número de policiais está bom?

A expectativa é de que uma nova turma de policiais seja formada no meio de 2020, mas segundo o coronel, serão poucos enviados para o sul. O cálculo é de que exista um policial para cada 801 pessoas na região, que vai desde Lauro Müller até Passo de Torres.

“Tá estabilizado, mas a tendência é que diminua um pouco, em cidade pequena, se sai um ou dois dá um baque grande. Nós tivemos duas formações, mantendo todos os ambientes bens, tivemos turmas no final de 2016 e 2017”, comentou o coronel. Segundo ele, entre 730 e 750 policias seria um número ideal, com 789, a situação está ok.

E isso acontece por um motivo, de acordo com o comandante da PM, a responsabilidade é muito bem dividida. “Tem uma responsabilidade grande, mas a gente tem que saber dividir. Em Criciúma é muito bem distribuído o policiamento e a responsabilidade”, frisou.

E as câmeras com os policiais?

Desde julho os policiais militares passaram a contar com câmeras em suas fardas. Foram colocadas em circulação 2.500, que passaram a ser utilizadas em todas as regiões do estado. São equipamentos que gravam áudio, vídeo e com localização geográfica. As informações ficam armazenados em servidores mantidos pela PM.

“As câmeras são muito boas, mas infelizmente não temos uma legislação ideal para o uso delas. O policial militar está perdendo o medo dela. Nos primeiros meses tivemos uma queda nas ocorrências e agora está voltando a normalidade. O pacote anticrime do Moro nos ajuda bastante, um deles é ótimo, o excludente de ilicitude, pena que tem muita gente fazendo um julgamento errado”, comentou.

A frota renovada

Em 2019 a Polícia Militar recebeu 21 novas viaturas, importantes, já que a frota estava defasada, eram gastos praticamente R$ 50 mil mensais com oficina. “Estamos conseguindo trabalhar com praticamente 100% dos carros com 2 ou 3 anos de uso. Quando terminar o pagamento destes, a ideia é fazer uma nova compra no mesmo modelo”, afirmou.

Números de 2019

Feminicídio:

Criciúma – 2 
Içara – 2 
Forquilhinha – 2
Araranguá – 1 
Arroio do Silva – 1 
Balneário Gaivota – 1 
Passo de Torres – 1
São João do Sul – 1

Destaque para a queda de 36% no número de roubos e 16% nos furtos, além de 19% a menos nos casos de acidentes de trânsito, com pessoa ferida ou morta.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito