Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Plataforma de Criciúma resolve o descarte do lixo orgânico

Startup de Criciúma desenvolveu projeto que viabiliza a transformação de lixo em adubo
Por Redação Criciúma, SC, 03/09/2019 - 14:36 Atualizado em 03/09/2019 - 14:41
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Transformar o lixo orgânico em uma mistura para a fertilização da terra. Essa é a missão da ‘Aduboo’, startup de Criciúma que presta o serviço de coleta de lixo orgânico em residências, restaurantes e empresas para transformar o resíduo em adubo, por meio da compostagem. A empresa que teve seu início em novembro de 2018 já tem aproximadamente 60 clientes e nasceu durante o Startup Weekend Criciúma.

Foi no SWC que o projeto ficou em segundo lugar após uma apresentação para a banca de jurados. “A Adubooo é uma das 100 empresas de Santa Catarina selecionadas no edital de chamada pública do Programa Sinapse da Inovação, numa disputa entre aproximadamente 2.700 empresas”, conta a engenheira ambiental, Patricia Darolt Costa.

O problema que a startup resolve é justamente a inexistência de um serviço que dê o destino ambientalmente correto para o lixo orgânico, de acordo com a legislação da Politica Nacional de Resíduos Sólidos. Os usuários do serviço podem escolher entre planos de coleta semanal ou quinzenal. “Eles recebem um balde de 15 litros com um saco biodegradável compostável que é recolhido. Além disso, os clientes também recebem uma vez por mês uma ‘recompensa natural’ como frutas, legumes e temperos que são produzidos em uma horta própria”, explica.

Nada é desperdiçado. Até o óleo de cozinha é recolhido para fazer sabão. Quase 1 tonelada já foi coletada e desviada dos aterros, onde teriam um descarte incorreto.

Inscrições abertas

Já estão abertas as inscrições para mais uma edição do Startup Weekend Criciúma, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de outubro na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O evento de 54 horas de imersão para criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado.

Os ingressos que já estão no segundo lote, podem ser adquiridos clicando aqui.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito