Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Plataforma de aprendizado para autistas vence o Startup Weekend Criciúma

Autblue foi eleita por banca de jurados como a melhor entre as 13 ideias de negócios desenvolvidas entre sexta e domingo
Por Redação Criciúma, SC, 11/04/2022 - 09:13 Atualizado em 11/04/2022 - 09:17
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A jornada empreendedora de transformar ideias em projetos de negócios em 54 horas do Startup Weekend Criciúma encerrou-se neste domingo (10) com a AutBlue coroada com o primeiro lugar entre as 13 startups. A solução constitui um aplicativo destinado a auxiliar a jornada de aprendizado dos autistas utilizando metodologias visuais com gameficação. A sexta edição do SW Criciúma ocorreu na sede da Betha Sistemas, envolveu 150  pessoas - entre participantes, organização e mentores desde sexta-feira (8).

Completaram o pódio do evento a CCBusiness  - solução de certificação e venda de créditos de carbono para empresas, com o segundo lugar, e a iDrink, terceira colocada, uma plataforma que otimiza a comercialização de bebidas em bares. A Meu Carro Quebrou (plataforma que auxilia pessoas a resolver problemas com automóveis) recebeu menção honrosa por votação do time de mentores.

Integrante do time campeão, o estudante de Administração em Comércio Exterior, André Kaufman da Luz voltou ao Startup Weekend depois de participar em 2019. Para ele, um dos grandes ensinamentos do fim de semana foi que, mais do que a ideia, as pessoas determinam o sucesso da equipe. “Uma ideia boa com pessoas não comprometidas não evolui. Por isso me apaixonei por esse ambiente, uma oportunidade incrível de criar um produto novo, mas também de networking”, frisa.

O Startup Weekend é um evento mundial, com edições promovidas em cidades de 150 países e, em nível regional possui um papel de motivar e catalisar o ecossistema de inovação, na avaliação de Marcelo Michels, líder do time de organizadores voluntários. Antes de chegar a esse fim de semana, foram realizados oito pequenos eventos para divulgar o Startup Weekend, os quais impactaram um total de 600 pessoas.  

“No ecossistema nós acreditamos e praticamos a premissa do ‘give first’ antes do ‘give back’, ou seja, dedicarmos nossos esforços e inteligências pelo ecossistema para depois colher frutos pelas oportunidades geradas. Nesse processo a gente constrói, mede e aprende baseado nas experiências anteriores para melhorar cada vez mais”, relata Michels.

Depois de duas experiências como participante no desafio de montar uma startup em um fim de semana, o professor da Unesc Thiago Francisco aceitou o convite para atuar como mentor. O papel de apoiar e guiar as equipes gerou também um aprendizado para o educador. “Sou um entusiasta desse movimento de startups. Em cada relação a gente conhece algo novo. Todos contribuem de alguma forma e  há muita troca. O ensinamento mais importante foi entender o que e como cada um pode contribuir e, quando não sei de algo, a comunidade me indica onde posso buscar o conhecimento”, diz.

Para conhecer o movimento Startup Weekend

A comunidade de startups está aberta a receber pessoas interessadas em conhecer e participar de próximas edições do Startup Weekend ou de outras atividades do movimento podem entrar no site Startup Weekeend Criciúma 2022.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito