Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Plano Municipal de Turismo será entregue em 90 dias

1º Fórum sobre o potencial turístico do Balneário Rincão ocorreu na noite desta segunda-feira
Por Amanda Farias 21/05/2019 - 00:11 Atualizado em 21/05/2019 - 00:24

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A noite desta segunda-feira representou o pontapé inicial rumo ao desenvolvimento turístico do Balneário Rincão. Isso porque o município promoveu o 1º Fórum de Turismo, com a presença do administrador, palestrante e especialista em Comunicação e Marketing de Turismo, Ari Azambuja. Durante o encontro, foi definido que o Contur (Conselho Municipal de Turismo) irá elaborar um Plano Municipal de Turismo em até 90 dias.

No verão, o Rincão chega a receber até 150 mil pessoas. O município possui 13Km de orla marítima, duas plataformas de pesca e sete lagoas. Além de parque aquático, Mirante da Caixa D’Água, Campestre Iate Clube, Surf e o Museu de Arqueologia Nossa Senhora dos Navegantes, sem contar as festas tradicionais e eventos que acontecem todos os anos, além de shows. Tudo isso ressalta a importância de desenvolver o turismo local. 

De acordo com o especialista em Comunicação e Marketing de Turismo, Ari Azambuja, é necessário fazer um planejamento para trabalhar de forma sistêmica, com roteiro e método, a fim de atingir os objetivos desejados, ou seja, sem planejamento não há responsabilidade, comprometimento e ação efetiva.

Ainda segundo Azambuja, o turismo é sustentado por quatro pilares – administração pública, iniciativa privada, sociedade civil organizada e a população local. A partir de agora, portanto, será construído o Plano Municipal de Turismo, que é um planejamento estratégico, alinhado ao Plano Nacional de Turismo referente ao período de 2018 a 2022. “Nós vamos avaliar o que tem na cidade, avaliar, entender, discutir. E depois definir planos de ações de curto, médio e longo prazo, que nós vamos buscar desenvolver”, salienta.

Para o prefeito do Rincão, Jairo Custódio, o Plano Municipal de Turismo vai contribuir com a economia da cidade, principalmente na busca de recursos e planejamento estratégico para o município na área do turismo. “Começamos a nos reunir em janeiro e agora partimos para discussões junto com as comunidades. O plano municipal de turismo vai ser tão importante como foi o plano diretor para a cidade”, frisa o prefeito.

O presidente do Contur – Conselho Municipal de Turismo do Balneário Rincão, João Raupp, conta que o grupo passou a se reunir efetivamente esse ano, mas a ideia já havia começado em 2017. “O Plano visa, a partir de reuniões setoriais e audiências públicas, criar um planejamento para desenvolver o turismo dentro do Balneário Rincão”, ressalta.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito