Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Plano de Segurança Escolar de Criciúma é destaque em congresso catarinense

Iniciativa do governo municipal recebeu o título de Projeto Inovador
Por Redação Criciúma, SC, 22/08/2023 - 16:24 Atualizado em 22/08/2023 - 20:06
Foto: Divulgação/Decom
Foto: Divulgação/Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O município de Criciúma participou do 6º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes. O evento, que discutiu a importância da adoção de novas tecnologias em vista do desenvolvimento socioeconômico, no planejamento e na gestão municipal, ocorreu na última semana, em Itajaí. Criciúma foi destaque no evento com o Plano Municipal de Segurança Escolar, que em um contexto de cidades digitais e inteligentes, foi considerado um Projeto Inovador.

O evento abordou temas relacionados à economia, aumento de arrecadação e a importância da comunicação eficiente com os municípios. O secretário municipal de Governança, Tiago Ferro Pavan, representou a cidade de Criciúma durante a apresentação do case Plano de Segurança Escolar, uma iniciativa da Administração Municipal.

"Eventos como esse são fundamentais para impulsionar a adoção de tecnologias que contribuam para a construção de cidades mais eficientes, conectadas e voltadas para o bem-estar dos cidadãos", afirmou.

O Plano de Segurança Escolar foi destacado como um exemplo de como a tecnologia pode ser aplicada para garantir a segurança dos estudantes e colaboradores nas instituições educacionais. "O Congresso se torna um espaço para compartilhar experiências e aprender com outras cidades que estão trilhando o caminho da transformação digital", pontua o secretário.

Com a ideia de garantir um ambiente mais seguro e acolhedor nas escolas, uma comissão formada com apoio da Defesa Civil de Criciúma, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar, construiu, por meio do decreto municipal nº 1385/2023, o Plano Municipal de Segurança. A iniciativa consiste no monitoramento e vigilância das instituições de ensino, instalação do botão do pânico, identificação de vulnerabilidades nos muros e estruturas escolares, análise da segurança escolar em parceria com a Polícia Militar e treinamento e capacitação dos servidores.

Detalhes sobre o Plano Municipal de Segurança Escolar

O plano propõe uma gestão otimizada para prevenir, auxiliar e identificar riscos em instituições públicas e privadas do município. Como medida, é feito a instalação de câmeras de segurança como forma de monitoramento eletrônico em tempo real. A Central de Controle Operacional (CCO), localizada na sede da Defesa Civil de Criciúma, é responsável pelo acompanhamento das câmeras, instaladas nas unidades escolares.

Já o botão do pânico, instalado em pontos estratégicos nas instituições de ensino, serve para garantir um atendimento mais eficaz em caso de emergência. O sistema está disponível a todo momento, sendo diretamente ligado às forças de segurança e órgãos municipais, que garantem rápida atuação. Com uma função bidirecional, a CCO também pode notificar a instituição caso for observada alguma irregularidade.

Também previsto pela iniciativa está a revisão de normas de acesso às escolas em horários de aula, construção de um grupo de apoio composto por professores e funcionários, revisão periódica das estruturas e campanhas de conscientização com pais e alunos, servindo de orientações à direção escolar para intensificar a segurança.

Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

O Congresso é direcionado para prefeitos, gestores públicos e vereadores interessados em compreender e debater como as tecnologias podem ser utilizadas estrategicamente para promover o desenvolvimento econômico, a eficiência nos serviços públicos e a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. No evento, foram realizadas, também, entregas de títulos, incluindo o de Prefeito Inovador 2023 e o reconhecimento de Projetos Inovadores do Estado de Santa Catarina.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito