Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Placas de balneabilidade são alvos de vandalismo em Santa Catarina

Registro foi feito pelo IMA em praias da região de Florianópolis; no Sul, não há casos
Por Redação Florianópolis - SC, 20/01/2020 - 17:28 Atualizado em 20/01/2020 - 17:29

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) alerta os banhistas para os recorrentes atos de vandalismo às placas de balneabilidade. Recém instaladas em vários pontos do litoral catarinense, a sinalização, especialmente nas praias de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e Ingleses, em Florianópolis, são frequentemente danificadas, o que compromete a saúde da população e turistas.

Em alguns locais, a indicação IMPRÓPRIA é alterada para própria, pois a sílaba IM é irregularmente retirada. De toda forma, o IMA chama a atenção dos usuários para as cores, pois a impropriedade é sinalizada não apenas pela palavra, mas também pela cor vermelha. Por isso, mesmo que alterada, a cor permanece indicando que o local não está adequado para mergulho (como mostram as imagens).

Em outros pontos, a identificação de balneabilidade foi pichada, o adesivo arrancado ou a placa retirada do local.  Assim que toma conhecimento do vandalismo, o IMA imediatamente vai ao ponto consertar a indicação. Já as placas pichadas serão substituídas por novas.

Devido ao fato de as placas serem danificadas, vandalizadas, queimadas e até excluídas do local onde foram implantadas para informar a condição do ponto amostrado, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), responsável há mais de 40 anos pelo monitoramento da qualidade da água do mar para banho humano, reforça a solicitação aos banhistas para que acessem o site balneabilidade.ima.sc.gov.br ou o aplicativo Praia Segura para buscar a situação atualizada de cada um dos 231 pontos analisados no litoral catarinense.

O IMA destaca ainda que além de ser crime ambiental de acordo com a Lei nº 9.605/98, o vandalismo às placas de balneabilidade compromete a saúde pública e pode gerar consequências não apenas para os banhistas, mas também para todo o comércio e turismo da região. 

Por outro lado, no litoral Sul do Estado, até o momento, não há registro de vandalismo nas placas de balneabilidade

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito