Seis mandados de busca e apreensão e um de prisão foram cumpridos, nesta terça-feira (25), pela Polícia Federal, com o objetivo de coibir crimes praticados em ambiente virtual contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes em Santa Catarina.
Os endereços alvos da operação, denominada Conatus, são de Governador Celso Ramos, Biguaçu, Joinville, Lages e Chapecó. As investigações apuram crimes ligados ao armazenamento, compartilhamento e divulgação de fotos e vídeos com cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
LEIA MAIS SOBRE SEGURANÇA
- Trio é preso com drogas escondidas em poste em Balneário Rincão
- Homem é preso após ameaçar atear fogo em residência em Morro da Fumaça
A operação também apura o sextortion, ou seja, quando criminosos chantageiam as vítimas com a ameaça de divulgar imagens íntimas para obter dinheiro ou novos conteúdos, e o grooming, que é o aliciamento virtual usado para ganhar a confiança de menores e induzi-los a enviar material íntimo ou até marcar encontros presenciais com as vítimas.
Em nota, a Polícia Federal alertou pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes ao conversar abertamente sobre riscos e ensinar como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!