Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pesquisa retrata condições de vida e saúde de gestantes de Criciúma

Falta de planejamento familiar, maus hábitos de saúde, além de violência física e psicológica chamam a atenção em relatório produzido pela Unesc, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde
Por Redação Criciúma, SC, 27/09/2023 - 10:03 Atualizado em 27/09/2023 - 10:06
Foto: Décio Batista/Agecom
Foto: Décio Batista/Agecom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc (PPGSCOL) apresentaram, na tarde de segunda-feira (25/09), os resultados da pesquisa intitulada "Saúde mental e condições de vida das gestantes atendidas na Atenção Primária à Saúde". Os dados estão compilados no livro Saúde das Gestantes de Criciúma, publicado pela Editora Unesc e disponível nas versões impressa e virtual. A obra foi apresentada, em primeira mão, aos acadêmicos de Medicina, agentes comunitários e professores que prestigiaram o evento, no campus.

A pesquisa foi desenvolvida em Criciúma, no período de abril a dezembro de 2022, nas 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Participaram 428 gestantes, durante a fase pré-natal, dentro do terceiro trimestre de gestação. Todas com idade de 18 anos ou mais.

Os docentes e pesquisadores Antônio Augusto Schäfer, Fernanda de Oliveira Meller e Vanessa Iribarrem Avena Miranda coordenaram os trabalhos que envolveram ainda outros sete integrantes do PPGSCOL, Residência Multiprofissional da Unesc e agentes comunitários de saúde.

Dentro dos números levantados, destaque para o alto índice de gestantes fumantes, sedentárias, violentadas e não preparadas para a gravidez. "Avaliamos a saúde física, mental e as questões comportamentais para que tivéssemos um panorama da saúde das gestantes atendidas nas unidades básicas de saúde do município", explicou Schäfer.

Mais de 50% das entrevistadas relataram sintomas depressivos. Já 90% não atingiram o índice recomendado em atividades físicas. Outro dado que impressiona é que 60% das gestantes relataram a falta de planejamento da gravidez. Quando o assunto é violência, 11% informaram ter sofrido Violência Provocada por Parceiro Íntimo (VPPI), um comportamento dentro de uma relação íntima que provoca danos físicos, sexuais ou psicológicos.

"Este livro é um importante instrumento para análise e tomada de decisão pelos gestores públicos em saúde. Temos aqui informações que poderão ajudar a ressignificar as nossas políticas públicas, principalmente na questão materno-infantil e na prevenção de saúde das gestantes. É um leque de dados que pode ancorar novos projetos, mas também dar sustentação aos que estão em andamento", avalia a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unesc, Gisele Coelho Lopes.

Para a Secretaria Municipal de Saúde, a pesquisa fortalece o vínculo de parceria entre a Universidade Comunitária e o município. "O conteúdo apresentado aqui vai facilitar muito a atualização do protocolo do Programa Mãe Coruja, programada para acontecer no início de 2024. Tenho certeza que esta pesquisa será importante ferramenta para o aprimoramento dos nossos serviços em prol das gestantes criciumenses", afirmou o diretor David de Freitas Floriani.

A coordenadora do PPGSCOL, Lisiane Tuon, enalteceu a participação dos agentes comunitários de saúde. "Um projeto desta dimensão exige um grupo de trabalho coeso e dedicado. Precisamos agradecer e enaltecer a atuação dos agentes comunitários, pois foram imprescindíveis durante todo o processo".

"Me senti honrada em ter sido convidada para o lançamento da pesquisa e foi um trabalho bem interessante, pois nunca tinha participado de um projeto assim, foi muito gratificante", afirmou a agente comunitária do Bairro Vila Zuleima, Fabiana da Silva Paim.

Autores da pesquisa:

Antônio Augusto Schäfer
Cleidiane Aparecida de Quadra
Cristiane Damiani Tomasi
Fernanda de Oliveira Meller
Jacks Soratto
Joni Marcio de Farias
Lisiane Tuon
Luciane Bisognin Ceretta
Vanessa Iribarrem Avena Miranda
Willians Cassiano Longen

Acesse o livro

Os interessados em acessar os dados da pesquisa podem fazer a leitura online clicando aqui.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito