Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pesquisa de saúde mental da população tem seus primeiros dados coletados

Unesc está visitando tanto pessoas que contraíram o coronavírus, quanto pessoas que não tiveram contato com a Covid-19
Por Redação Criciúma - SC, 16/09/2020 - 12:33
(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A pesquisa da Unesc que vai avaliar a saúde mental da população durante a pandemia teve a primeira saída a campo para a coleta de dados nesta semana. 

Uma equipe de pesquisadores da Universidade está visitando tanto pessoas que contraíram o coronavírus nas últimas seis semanas, quanto de pessoas que não tiveram contato com o vírus. O objetivo das visitas é a coleta de amostras de sangue para análise e a aplicação de questionários para contribuir com informações para o estudo.

“Investigação de marcadores neuroinflamatórios e de dano neuronal e suas relações com transtornos neuropsiquiátricos em sujeitos positivos para Covid-19” foi um dos projetos de pesquisa da Unesc para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e suas consequências contemplados pelo edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e ao Ministério da Saúde. Em Santa Catarina, a Unesc é a única Universidade Comunitária com projetos de pesquisa aprovados.

O estudo tem como coordenadora geral a professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc, Gislaine Zilli Réus. 

Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na manhã desta quarta-feira, 16, Gislaine afirmou que o primeiro dia da pesquisa em campo foi positivo para fazer todos os ajustes necessários para as novas coletas de dados que virão. “As pessoas que aceitam participar da pesquisa têm nos recebido muito bem em suas casas. Eu como pesquisadora e professora, fico imensamente feliz com cada pessoa que participa, cada um é muito importante para nossa pesquisa”, comenta.

Confira a entrevista completa: 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito