Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pela primeira vez, Governo de Içara oferta curso de Libras para professores da rede municipal

Município conta, atualmente, com duas crianças portadoras de deficiência auditiva com diagnóstico fechado
Por Redação Içara, SC, 05/09/2023 - 18:28
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Começou nesta segunda-feira, dia 4, o primeiro curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) ofertado pelo Governo de Içara para os professores da rede municipal. 40 docentes efetivos e auxiliares de sala com a graduação em andamento iniciaram a qualificação, que visa levar mais equidade e qualidade ao ensino direcionado aos estudantes com deficiência auditiva.

A carga horária é de 40 horas, com as aulas acontecendo às segundas-feiras, no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti. Os encontros são comandados por duas professoras do Município, Bruna Luiz Rabello e Graziela Lazzaris Cardoso, especialistas na área de Educação Especial.

"Atualmente, não temos um número grande de estudantes surdos, são apenas duas crianças. Uma está na Educação Infantil, e a outra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mas, como esperamos que eles fiquem conosco até o nono ano do Fundamental, é muito importante que os professores tenham esse conhecimento referente a linguagem de sinais", salienta Beatriz Constâncio de Souza, coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A pasta também pensa nos futuros estudantes da rede municipal que possam apresentar algum tipo de deficiência auditiva, e nas famílias de estudantes que precisem da linguagem de sinais para se comunicarem. "Temos casos de pais que são surdos, mas os filhos são ouvintes. Quando eles chegam à escola, também precisam desses profissionais", completa Beatriz.

Com as vagas disponíveis esgotadas, o Município já planeja acrescentar o curso de Libras no calendário anual da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. "Foi muito prazeroso ver que os nossos professores aderiram à iniciativa e que estão pensando nos estudantes que poderão vir a precisar deste suporte. Todos os nossos alunos, independente das condições, possuem os mesmos direitos ao aprendizado", destaca a secretária da pasta, Elenice Alvim de Oliveira.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito