Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pedro Barros, Luizinho e Pedro Quintas, a nata olímpica em Criciúma

Os três skatistas estiveram na final dos Jogos Olímpicos de Tóquio e estarão reunidos novamente, agora na primeira etapa do STU National
Por Redação Criciúma, SC, 20/01/2022 - 16:43
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Dos oito finalistas da modalidade Park do skate nos Jogos de Tóquio, estreia do esporte em Olimpíadas, três deles eram brasileiros. Um aproveitamento de 100% do trio masculino que representava o país, formado por Pedro Barros, que levou a medalha de prata, Luiz Francisco, o Luizinho, que ficou em quarto, e Pedro Quintas, que terminou em oitavo. E eles estarão juntos novamente nesta semana, agora em Criciúma (SC), na disputa da primeira etapa do STU National 2022, no bowl do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi.

Os treinos oficiais já começam nesta quinta-feira (20/01), com as cinco baterias das eliminatórias sendo realizadas na tarde de sexta (21/01). Deste grupo saem oito skatistas que se juntarão aos outros oito pré-classificados (os quatro melhores do STU National de Criciúma em 2021 e os quatro melhores do Oi STU Open Rio 2021) nas semifinais de sábado (22/01). A mesma programação acontece no feminino, só que com apenas duas baterias nas eliminatórias, pelo menor número de participantes.

“Aqui em Santa Catarina a cultura do skate é muito forte. Além de mim, temos outros atletas olímpicos que nasceram e treinaram nas pistas daqui. Espero que essa cultura continue se fortalecendo e recebendo eventos importantes como o STU. Que possa ser uma etapa que o público curta bastante. Não tivemos a presença deles aqui no ano passado por conta da pandemia, mas agora teremos essa energia de volta”, disse Pedro Barros, campeão da etapa de Criciúma do STU National em 2021.

Luiz Francisco, o Luizinho, já sentiu de perto essa energia vinda da arquibancada na semana passada, já que também disputou o Street em Criciúma, terminando na 9ª colocação. Agora na sua modalidade preferida, na qual está entre os principais nomes nos últimos anos, espera um resultado diferente.

“É sempre bom reencontrar os amigos nas competições e um prazer estar na pista com eles. E essa primeira etapa do Park, de novo em Criciúma, tem tudo para ser das mais disputadas, porque o nível está bem elevado, vai reunir o que o Brasil tem de melhor. Apesar do forte calor que tem feito aqui, lá dentro do bowl, no momento da prova, focamos nas nossas voltas e fazemos aquilo que sabemos. Que todos possam curtir”, afirmou Luizinho.

Paraskatista Vini Sardi confirmado na etapa

Outro destaque em Criciúma é o paraskatista Vini Sardi, uma atração à parte, que vai disputar a etapa de igual para igual com os demais. Apesar de o paraskate não estar inserido neste evento, ele foi convidado pela Confederação Brasileira de Skate a participar. Vini nasceu com uma má formação congênita nas duas pernas e encontrou no skate uma nova forma de viver. Começou a andar sobre o shape aos 16 anos, ainda de próteses, mas largou com o tempo.

Vini é tão inserido no esporte que, no ano passado, se tornou o idealizador do Paraskate Tour e deu início, com apoio da CBSk, a um circuito dedicado à categoria, reunindo 14 paraskatistas de todo o Brasil. E o próprio acabou campeão tanto no Street quanto no Park. Entre seus demais feitos, foi medalha de ouro nos X Games em 2019, no Park adaptado, e bronze no Dew Tour em 2021, já no Street adaptado.

“É um privilégio fazer parte desse evento aqui em Criciúma ao lado de tantas feras e amigos. Como paraskatista, é muito legal ter a oportunidade de mostrar minha capacidade e superação em performances de alto nível. Só espero poder levar alegria ao público, o mesmo sentimento que sinto quando estou em cima do skate fazendo o que mais gosto”, disse Vini Sardi.

Essa primeira etapa do STU National é viabilizada pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma. Conta com patrocínio do Banco BV, que apresenta a plataforma STU, e da Monster Energy, além de parceria da New Era. A idealização e realização são da Rio de Negócios. E mantém todos os protocolos vigentes na cidade para a realização de um evento seguro, com controle de entrada para o público, onde será exigido o cartão de vacinação. Pessoas não imunizadas não terão acesso.

A competição terá transmissão ao vivo no Tik Tok (nesta sexta, no sábado e só a final feminina no domingo), no SporTV 2 (no sábado a partir das 13h e a final feminina no domingo) e com a final masculina exclusiva na programação oficial do Verão Espetacular da TV Globo, domingo, das 10h às 11h, com patrocínio do Dorflex. E o público que quiser acompanhar de perto cada manobra poderá solicitar seu ingresso gratuito na plataforma Sympla.

Programação desta sexta-feira (21/01):
 

9h às 9h30 – Coletiva de imprensa

9h45 às 10h30 – Eliminatórias Feminino (bateria 1)
10h45 às 11h30 – Eliminatórias Feminino (bateria 2)
13h15 às 14h – Eliminatórias Masculino (bateria 1)
14h15 às 15h – Eliminatórias Masculino (bateria 2)
15h15 às 16h – Eliminatórias Masculino (bateria 3)
16h15 às 17h – Eliminatórias Masculino (bateria 4)
17h15 às 18h – Eliminatórias Masculino (bateria 5)

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito