Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Parque Astronômico de Criciúma prepara programação especial para observação de Saturno e da "Superlua Azul"

População poderá participar das atividades gratuitas entre esta terça-feira (29) e quinta-feira (31), a partir das 19h
Por Redação Criciúma, SC, 29/08/2023 - 15:38 Atualizado em 29/08/2023 - 15:40
Foto: Arquivo/ Secom
Foto: Arquivo/ Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², em Criciúma, contará com atividades para a observação de Saturno e da "Superlua Azul", a maior e mais brilhante Lua de 2023. Entre esta terça-feira (29) e quinta-feira (31), o público terá a oportunidade de participar gratuitamente das ações a partir das 19h. A programação especial contará com sessões no planetário digital, onde será exibido o filme "De Volta à Lua", além de atividades de observações através dos telescópios.

"A superlua estará em conjunção com Saturno. Então, teremos telescópios disponíveis para ambas observações", explicou a gerente administrativa do Parque Astronômico Municipal, Andréia Zomer. As práticas serão orientadas pelo geólogo da Secretaria Municipal de Educação, Maurício Fenilli de Menezes, e pelos demais professores que atuam no local.

De acordo com Fenilli, esse é um evento raro, e deve acontecer novamente em 2037. "A última 'Lua Azul' aconteceu em 2020 e a próxima será somente em 2026. E essa, que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 é ainda mais especial, pois a 'Lua Azul' coincidirá com a Superlua, levando o nome de Superlua Azul", contou.

"O céu é dinâmico. Por conta disso, a gente não consegue observar sempre as mesmas coisas. Para podermos observar a Superlua, a Lua deve estar cheia e no perigeu, que é quando ela está mais próxima da Terra. Poderemos observar Saturno também, já que o planeta está passando pelo nosso céu em horários que poderemos visualizá-lo. Por isso, estar no observatório esses dias é importante", afirmou a professora e coordenadora dos Clubes de Astronomia da Secretaria Municipal de Educação, Vanessa Medeiros.

O fenômeno da superlua

A superlua acontece em função do perigeu, momento em que a Lua fica visivelmente maior e mais brilhante por estar em seu ponto mais próximo da Terra. "Lua Azul" é chamada a segunda lua cheia do mês. Porém, quando coincide com o momento em que o satélite natural está mais próximo da Terra, leva o nome de "Superlua Azul". O termo "superlua" foi criado nos anos 1970 pelo astrólogo Richard Nolle e é frequentemente usado para se referir a luas cheias ou novas que ocorrem dentro de aproximadamente 90% da distância mínima entre a Lua e a Terra.

Sobre o Parque Astronômico

O Parque Astronômico Municipal Albert Einsten E=mc², localizado no alto do Morro Cechinel, foi inaugurado no dia 6 de janeiro de 2023 e está aberto todos os dias, das 9h às 21h. O local conta com práticas de observação gratuita nos telescópios, realizadas de quinta-feira a domingo, das 20h às 21h. As visitas guiadas e sessões no planetário ocorrem de quinta-feira a domingo, às 15h, 17h e 19h.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito