Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Parceria entre Unesc e Criciúma E.C. alimenta sonhos de jovens jogadores de futebol

Projeto Tigrinhos, já famoso na região por atender crianças e adolescentes, é retomado após parada devido à pandemia
Por Redação Criciúma, SC, 08/07/2022 - 20:01
Foto: Marciano Bortolin/ Agecom Unesc
Foto: Marciano Bortolin/ Agecom Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No país do futebol, o sonho da maioria dos meninos é ser jogador. Entrar em um estádio lotado, balançar as redes e ser ovacionado por uma torcida apaixonada. 

Para os pequenos do Sul do estado esta vontade ganha auxílio por meio de dois gigantes da região: a Unesc e o Criciúma E.C. que, em parceria, promovem o Projeto Tigrinhos – Aqui Começa um Sonho, iniciativa que é retomada agora, após dois anos parado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A assinatura do convênio entre as instituições foi feita na manhã desta sexta-feira (08/07), na sala da Reitoria, e contou com a presença da reitora, Luciane Bisognin Ceretta e do presidente do Criciúma, Vilmar Guedes. "A Unesc, dentro da sua missão e do seu planejamento de desenvolvimento, definiu algumas bandeiras, entre as quais está o esporte como forma de associar a formação acadêmica de excelência que possuímos à contribuição social que a Universidade deve oferecer. Na cidade há uma grande marca que é o Criciúma E.C., uma paixão de todo o território Sul catarinense e uma paixão da Unesc também. Já associamos a marca Unesc ao Criciúma E.C. propriamente dito. Agora nós também firmamos mais esta parceria com o projeto Tigrinhos que vai formar escolas com crianças dos municípios que terão a oportunidade de aprender sobre o futebol, mas que, junto com tudo isso, terão a  formação de valores humanos associados ao esporte", cita Luciane, acrescentando que o projeto é um trabalho de contribuição social.

O presidente do Tigre, Vilmar Guedes, destaca que o retorno do Projeto Tigrinhos marca um importante resgate. "São duas instituições gigantescas com alto apelo popular, no caso da Unesc, um apelo na educação, uma Universidade que é referência no país. É a fusão de duas instituições em torno de um projeto com apelo social, filantrópico e educativo, com expansão prevista nos próximos anos para 49 municípios. Uma conquista muito importante para a Unesc e para o Criciúma E.C. Nós estamos honrados em poder ser partícipes deste projeto fantástico que, com certeza, será copiado por muitas instituições do Brasil", comenta.

Intenção é atender 1,2 mil jovens em 2022

O Projeto Tigrinhos teve início em 2010, por meio do Programa 2° Tempo, do Governo Federal, com a intenção de democratizar o acesso à prática e a cultura do esporte, promovendo o desenvolvimento dos jovens. Meses depois ele ganhou essa nomenclatura, por meio do Criciúma, Unesc e as prefeituras do Sul de Santa Catarina, atendendo assim, crianças e adolescentes entre sete e 14 anos. "O projeto é uma ação tripartite que envolve, além da Unesc, e do Criciúma, os municípios. A parte da Universidade é a organização das competições, os eventos, as preliminares com as crianças e a capacitação dos técnicos. Fizemos uma formação continuada permanente para todos os técnicos que atuam nas cidades e o Criciúma E.C. dá todo o material esportivo para entregarmos para as crianças. Já as prefeituras cedem o espaço e o técnico para dar o treinamento para estas crianças", explica o coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Márcio.

A partir de agora as Administrações Municipais serão convidadas a retomar o projeto. "Já tivemos mais de 35 prefeituras e 3,5 mil crianças, agora iniciaremos com 600 crianças que receberão o material nos próximos 30 dias. A intenção é chegar a 1,2 mil até o fim do ano", pontua.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito