Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Plenário

Para Luciane Carminatti, governo precisa 'entrar em campo' para defender Universidade Gratuita

A deputada e presidente da Comissão de Educação falou sobre o projeto no Plenário; ouça na íntegra
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 12/06/2023 - 09:05 Atualizado em 12/06/2023 - 09:31
Foto: Vicente Schmitt/Agência AL
Foto: Vicente Schmitt/Agência AL

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A semana começa com expectativa para o avanço da discussão do projeto Universidade Gratuita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, a deputada estadual Luciane Carminatti (PT), falou sobre o assunto durante o Plenário da Som Maior desta segunda-feira (12). 

Ouça no Plenário:

Os parlamentares terão aproximadamente um mês para analisar, propor emendas e discutir o projeto em audiência pública. A votação deve ocorrer em 5 de julho. "Está havendo muita discussão dos deputados. Há uma tensão colocada entre o ensino privado e o comunitário. Faço duas leituras sobre isso. Em primeiro lugar, se o governo quer aprovar o seu projeto original, basta que ele entre em campo. Até agora não percebemos o governo entrar em campo", afirmou a deputada. 

Para Luciane, a falta de posicionamento deixa em dúvida se o Executivo realmente quer manter a divisão de 80% para comunitárias e 20% para privadas. Na sua visão, há uma diferença clara entre os papéis das instituições particulares e das comunitárias. "Dinheiro público tem que ser reinvestido na comunidade regional, na pesquisa e na extensão", defendeu. 

"Nós precisamos proteger os 25% de investimento para a educação básica, que é de responsabilidade obrigatoriamente, constitucionalmente do Governo do Estado. A minha tarefa enquanto presidente da Comissão de Educação é defender os 25%. Eles não podem ser mexidos para custear nem privada, nem comunitária", enfatizou Luciane.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito