Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Branded Content

Outubro Rosa: Uma alimentação saudável contribui na prevenção do câncer de mama

Aumento de alimentos in natura e redução dos processados e ultraprocessados pode trazer inúmeros benefícios e evitar o desenvolvimento de doenças nas mulheres
Por ESPAÇO NATURAE 19/10/2022 - 11:37 Atualizado em 10/11/2022 - 11:36 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Neste mês, reforça-se ainda mais o debate sobre ações que venham a contribuir com a prevenção do câncer de mama e outras doenças que afetam as mulheres. Em pleno Outubro Rosa, o alerta de que uma alimentação saudável também colabora para a redução dessas enfermidades também se fortalece.

Conforme a nutricionista do Espaço Naturae, Tamy Colonetti, que é especialista em Nutrição Estética e Saúde da Mulher, dentre os fatores relacionados ao risco de desenvolvimento do câncer de mama, além da genética e estilo de vida, o tipo e qualidade da alimentação e o excesso de peso estão diretamente relacionados a um aumento do risco.

"Podemos dizer que o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, carboidratos refinados, carnes vermelhas, excesso de álcool, entre outros, está associado a um risco maior de desenvolver câncer de mama. Enquanto isso, uma alimentação mais saudável, voltada para um maior consumo de alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, está relacionada a fatores de prevenção ao câncer de mama. Inclusive, já existem estudos que mostram que, por meio de uma alimentação saudável, em torno de 35% dos casos de câncer de forma geral podem ser prevenidos", evidencia.

E não somente o câncer, mas outras doenças relacionadas à saúde da mulher também podem ter benefícios preventivos ou de tratamento com uma boa alimentação. "Para quem possui endometriose e síndrome dos ovários policísticos, a alimentação contribui na redução dos sintomas e auxílio no tratamento. Assim como em outras situações da vida da mulher, como na menopausa, a ingestão dos alimentos corretos pode ser um fator decisivo na melhora desses sintomas. E não somente no período, mas para outras doenças associadas ao pós-menopausa, como doenças cardiovasculares e ósseas", afirma Tamy. A alimentação saudável

Ao citar uma alimentação saudável para prevenção de doenças, a especialista em Nutrição Estética e Saúde da Mulher fala de uma alimentação mais natural, com foco em aumentar o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados. "Ou seja, aumentar a oferta de legumes, verduras e frutas, consumir carboidratos complexos ricos em fibras, dando preferência por alimentos como aipim e batata, e evitando os refinados, farináceos. Neste sentido, também dar preferência por alimentos feitos na hora, resgatar o hábito do preparo da refeição em casa, em família quando possível, reduzindo o consumo de alimentos congelados, processados, que passam por adição de grandes quantidades de açúcar, gordura, sódio e outros aditivos químicos. E, em todos os casos, ter a orientação de um nutricionista faz com que essa mudança de hábitos se torne mais fácil e tranquila", pondera. Trocas Inteligentes

Pensando em contribuir para hábitos mais saudáveis e em ensinar as pessoas a cozinharem de forma saborosa e mais nutritiva, priorizando sempre a saúde, o Espaço Naturae realizará nesta quarta-feira, 19, um Curso de Trocas Inteligentes, a partir das 19h, em sua própria cozinha. A nutricionista Sara Daminelli Nunes explica que o Espaço Naturae trabalha com os princípios da Nutrição Funcional, usando alimentos que trazem uma melhor funcionalidade para melhorar o metabolismo e manter a saúde mais otimizada.

"Na cozinha funcional, podemos adotar ingredientes chaves que vão substituir os usados na cozinha convencional, como por exemplo o creme de castanha de caju no lugar do creme de leite, a biomassa de banana verde como um ingrediente para espessar receitas. Tubérculos diversos, como o inhame, que é uma batata rica em substâncias que ajudam as mulheres a combaterem sintomas de TPM e Menopausa. A aveia será usada de diversas formas, como por exemplo em um pão rústico feito com os flocos da aveia e sementes", exemplifica.

O curso também aborda os leites vegetais como substitutos do leite convencional, uma mudança ideal para quem tem alergias e intolerâncias. "Também usaremos a chia e a linhaça, que são excelentes fontes de cálcio e Ômega-3, este último um ácido graxo essencial para ser consumido, sendo que o nosso corpo não sintetiza; e o Psyllium, uma fibra muito boa para melhora da constipação e diminuição da distensão abdominal", completa Sara.

Além disso, o conceito de reaproveitamento utilizando cascas que normalmente são descartadas será abordado. "E é justamente na casca dos alimentos que possui uma maior concentração de vitaminas e minerais. Na casca da banana tem bastante vitamina B6 e Magnésio, excelentes nutrientes para a função cerebral, auxiliando nos sintomas de ansiedade e depressão", finaliza a nutricionista.

Restam poucas vagas disponíveis para o Curso de Trocas Inteligentes desta quarta-feira. Interessados devem entrar em contato com a clínica pelo WhatsApp ou pelas redes sociais. O Espaço Naturae

O Espaço Naturae fica localizado na Rua Augusto dos Anjos, 149; Bairro Pio Corrêa, em Criciúma (SC). Interessados podem entrar em contato pelo site www.sejanaturae.com; pelas redes sociais, no @espaconaturae; pelo e-mail [email protected]; ou pelos telefones (48) 3433-9829 e (48) 99171-6600.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito