Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Outono das cores e temperaturas amenas

Verão acaba às 18h58min de hoje, após muito calor e médias de quase 27ºC em Criciúma nos últimos meses
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 20/03/2019 - 06:15
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Lembra daquele entardecer de muitas cores no horizonte? Aquele mix que embeleza e inspira antes de a noite chegar? É a expectativa de muitos amantes da nova estação que começa hoje, pontualmente às 18h58min. A chegada do outono é certeza de uma mudança, às vezes radical, no clima de vinha reinando, em um verão que foi rigoroso conforme os especialistas.

“O verão acabou como foi a maior parte do tempo, quente”, assinalou o climatologista Márcio Sônego. Ontem fez 33ºC em Araranguá, 32ºC em Meleiro, Urussanga, Jacinto Machado, Sombrio e Criciúma. “Foi uma tarde quente, típica de verão, e depois com aquela chuva fraca”, destacou. “Tudo bem característico do verão”, reforçou.

Nos últimos momentos de chuva do verão houve precipitações ontem, no início da noite, em Turvo, Forquilhinha, Siderópolis, Lauro Müller e até parte de Criciúma. A despedida do verão e a chegada do outono se darão em um dia nublado. “Nada a ver com hoje (ontem). Alguma chuva fraca durante o dia, temperatura máxima de 23ºC com vento sul”, informou.

Será um dia para tirar agasalhos do armário. “Sim, em se comparando com o verão que passou, esse é um dia frio. Vai ter gente precisando de agasalho. Na quinta também muitas nuvens, vento sul, chega a 22ºC e, de novo, alguns vão precisar de agasalhos. Vai ter chuva leve”, acentuou. O primeiro dia de tempo bom do outono será sexta-feira. “Vai ter sol, com vento de leste a nordeste, e chega a uns 28 graus”, detalhou Sônego. Mas depois, volta a chuva. “O sábado terá chuva, e bastante, pela manhã e à tarde. E o sol volta no domingo”, completou. Na semana que vem a Serra catarinense vai registrar temperaturas mínimas de até 8ºC.

Balanço e projeção

Em uma retrospectiva do que foi o verão que está acabando, Márcio Sônego relata que a temperatura média em Criciúma chegou a 24,3ºC. Em janeiro, 26,8ºC. "Foi um verão muito quente, principalmente no mês de janeiro. Nove tardes em Criciúma passaram dos 34ºC. O que chamou a atenção também foram as chuvas, sempre mais fortes que o normal", comentou.

O outono também terá seus dias de calor. “A temperatura média da estação será de 27ºC, com noites frias e temperaturas mínimas próximas dos 15ºC. Vai chover menos que no verão, e os dias de tempo bom vão preponderar”, concluiu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito