Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Os metros finais na Hercílio Luz

Última etapa da rede de esgoto na rua está sendo instalada. Em maio, a obra vai alcançar a Felipe Schmidt
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 17/04/2019 - 08:15
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As semanas de transtornos na Rua Hercílio Luz estão perto do fim. A Casan está finalizando a última etapa de instalação de tubulações da rede. “Faltam 40 metros para concluir a rede na rua e mais sete ligações. Se não chover amanhã (hoje), domingo eles concluem”, informa a secretária de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.

Nos últimos dias, as equipes vêm trabalhando no trecho da Hercílio Luz entre as ruas Lauro Müller e Santo Antônio. “Eles fizeram também uma extensão de rede para a Rua Teófilo Otoni, uma travessa sem saída que tem ali, pois viram a necessidade de atender um condomínio horizontal no fim da rua”, explica.

As próximas etapas

Concluídos os 40 metros de rede até esta quinta-feira, as ligações que faltam serão executadas entre o sábado e o domingo. “A partir de segunda-feira, estaremos com esse trecho liberado para a repavimentação”, confirma a secretária.

Encerrada a parte da Hercílio Luz, a Casan será autorizada, nos dias seguintes, a iniciar a obra na etapa seguinte, avançando pela Rua Felipe Schmidt até a esquina com Marcos Rovaris, executando o mesmo serviço, de instalação de tubos para a interligação com a rede de saneamento.

“Essa próxima fase vai começar na esquina da Felipe Schmidt com a Antônio Deluca, pois aquela quadra na frente do Angeloninho já tem o sistema, que foi feito na época da construção do Canal Auxiliar”, conta Kátia. 

As escavações na Felipe Schmidt começarão, conforme o cronograma aprovado pela Casan junto à Prefeitura, na primeira semana de maio. “São cerca de 400 metros, mas é difícil prever o prazo, pois depende muito da quantidade de ligações, pois cada imóvel tem uma”, refere a secretária.

Quando toda essa extensão estiver pronta e a rede efetivamente conectada, os consumidores estarão liberados para ligar seus imóveis ao sistema. “A partir daí, contarão com o tratamento do esgoto e, consequentemente, suas contas virão com o valor acrescido pelo serviço”, lembra. Atualmente, ainda vigora o acordo com a Casan – que está sendo rediscutido pela Prefeitura, sob ameaça de rompimento – de cobrar 100% sobre a tarifa de água a título dos serviços de esgotamento.

A futura recuperação

Encerrada a etapa que começa em maio, a Prefeitura entrará em ação para uma recuperação plena das ruas Hercílio Luz e Felipe Schmidt. “Daí, sim, com o contrato que temos com a Casan, faremos toda a fresagem, o capeamento asfáltico novo e, posteriormente, colocaremos a sinalização definitiva”, conclui.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito