Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Os frutos colhidos

O que fica para Balneário Rincão após o fim do Mundial de Beach Tennis?
Por Vítor Filomeno Edição 25/02/2022

A cidade de Balneário Rincão recebeu entre os dias 16 e 20 de fevereiro o Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed. Com atletas de 14 países e 15 estados brasileiros, a competição movimentou as areias balneo-rinconenses. O evento contou com a organização da Federação Catarinense de Tênis (FCT), chancelada pela Federação Internacional de Tênis (ITF).

Sabe-se que os grandes benefícios do torneio para os atletas foram a participação e os US$ 35 mil para as duplas ganhadoras de cada modalidade. Mas, como um campeonato como esse beneficia a cidade-sede? Rincão pode comemorar ter sediado algo desta magnitude?

Segundo o prefeito Jairo Custódio e o secretário de Turismo da cidade, Juninho Venturini, a resposta é positiva. "Se há um tempo falássemos que aqui aconteceria um evento mundial, não iriam acreditar. Pois hoje estamos recebendo atletas representantes de 14 países em nossa cidade, conhecendo e divulgando, levando o nome do Balneário Rincão para o mundo", afirmou o chefe do Executivo municipal.

"O impacto não foi só no Rincão, mas sim em toda a região Sul de Santa Catarina. No Balneário Rincão, recebi muitas mensagens dos comerciantes locais que estavam contentes com o movimento, ainda mais que é final de temporada. O fim de semana deu um up. Acredito que toda a região acabou sendo beneficiada pelo Mundial Rincão de Beach Tennis", justificou Venturini.

O investimento municipal garantiu, de acordo com o secretário, a plena execução do planejamento do evento, que deve ser sediado novamente no Rincão em 2023. "Foram US$ 35 mil que saíram da prefeitura, por meio da Câmara de Vereadores, mais uma verba vinda do Samae. Além do aquecimento no comércio e na gastronomia, vai trazer bons frutos para o beach tennis. A prefeitura já confirmou essa mesma etapa para o ano que vem", explicou Juninho Venturini.

O presidente da FCT, Alexandre Farias, corroborou o que foi sugerido por Venturini e o que é desejado por Custódio. "Já está confirmado. Nós só não sabemos se vai ser na primeira ou segunda semana de fevereiro, porque depende do calendário da ITF. Está confirmadíssimo e nós teremos a segunda etapa do Mundial BT 400 no Balneário Rincão em 2023", garantiu.

Um case esportivo de sucesso

Após o fim da competição, o presidente da Federação Catarinense de Tênis, Alexandre Farias, admitiu que se pode alçar voos mais altos na realização de torneios de alto gabarito em terras catarinenses. "Foi a primeira vez que nós realizamos um evento dessa magnitude no beach tennis em Santa Catarina e eu acredito que o céu é o limite. Nós vamos conseguir trazer grandes eventos para o estado", disse.

Ainda sobre o Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed, Farias comemorou o sucesso do evento na Arena montada na Praça Central da cidade. "Foi um evento perfeito. Os atletas só elogiaram. É isso que nós enche de orgulho, nos dá muita satisfação e vamos tentar fazer melhor ainda para surpreender as pessoas e os atletas que vieram ao evento. Nós vamos continuar lutando por esse magnífico esporte que nós ganhamos nos últimos anos", afirmou.

A comemoração pela boa execução da competição não se restringiu a Alexandre Farias. O organizador do evento, Bruno Ferreira, e um dos responsáveis pela realização no Rincão, o deputado federal Daniel Freitas, não esconderam a alegria ao final de todo o torneio.

"Eu acho que superou muito as expectativas, não só em público, mas também em interesse da população e da mídia. Eu acho que superou pelo menos um 100%. Quando começamos um projeto desse tamanho, nós temos um planejamento muito bem feito, não só de estrutura, mas também do retorno do público e da mídia, que, sem dúvida, teve um retorno muito maior", contou Ferreira.

"Estou emocionado por tudo o que presenciamos nestes dias. Foi lindo ver um evento organizado, com públicos diferenciados. Ver o orgulho no rosto de cada um, por ter um evento desta magnitude aqui na nossa região, me dá ainda mais forças para trabalhar e viabilizar ainda mais oportunidades como esta, de levar a nossa região para o mundo e de movimentar a economia local", falou Freitas.

Leia também:

Confira a galeria de fotos:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito