Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Os feitos de Sombrio contados no Projeto Cidades do Sul

Programa Adelor Lessa foi ao vivo, direto do novo Posto de Saúde Central
Por Erik Behenck Sombrio - SC, 15/08/2019 - 07:09 Atualizado em 15/08/2019 - 09:06
(foto: Alice Lessa)
(foto: Alice Lessa)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Independente desde 1953, Sombrio é um dos municípios da Amesc. Governada pelo prefeito Zênio Cardoso, a cidade vive a expectativa da instalação da Rua Coberta. Nesta quinta-feira, 15, o Programa Adelor Lessa acontece ao vivo, direto da Unidade de Saúde Central, que será inaugurada hoje. É mais uma edição do Projeto Cidades do Sul, que passou por Turvo e Urussanga, entre outras. 

Detalhes da transmissão:

09:03

A transmissão ao vivo do Programa Adelor Lessa fica por aqui. O Projeto Cidades do Sul retornará no fim do mês, direto de Orleans.

09:02

Aqui a placa de inauguração do Posto de Saúde Central:

09:02

Zênio Cardoso: "Eu quero agradecer toda a equipe de saúde, sem vocês não acontece nada. Sozinhos não somos ninguém. Eu e a Gislaine estamos felizes por ter essa equipe. Nós somos empregados do povo e estamos aqui para servir".

09:00

Presidente da Associação Empresarial de Sombrio, Gustavo Veiga: "Sombrio é a bola da vez. Se não me engano, é o município que mais arrecada ICMS da Amesc. É um município muito pujante. É o empreendedor que move a máquina pública. No meu entender, é inadmissível que a maior empresa seja uma Prefeitura, a maior empresa tem que ser da iniciativa privada".

08:51

O secretário Dangelo da Silva e o jornalista Adelor Lessa.

08:47

Vice-prefeita, Gislaine Cunha: "Vai atender uma grande população, é um sonho, como o prefeito disse. O Hospital vem andando e atenção básica, que é nossa responsabilidade, o exigido é investimento de 15% e não baixa de 30% a cada mês".

08:45

Zênio Cardoso: "Estou extremamente grato. A nossa craque é a vice-prefeita", disse o prefeito após receber uma homenagem durante o cerimonial.

08:44

Começa a cerimônia de inauguração da Unidade Central de Saúde Lino Demétrio Coelho.

08:40

Lucas Tadeu coelho, filho de Lino Demetrio Coelho, que dá nome a Unidade de Saúde: "Foi uma pessoa que trabalho 35 anos para o bom andamento da saúde em Sombrio. Eu sou suspeito para falar, mas as pessoas mais antigas que conheceram, sabem que estou falando a verdade. Para ele primeiro era o trabalho e a dedicação para quem chegava naquela unidade de saúde".

08:38

Secretário de Obras, Nego Gomes: "Nós temos 400 quilômetros de estradas em Sombrio. Não é fácil estar à frente desta pasta, mas também não é difícil. Agora tivemos a aquisição de uma patrola nova, está acontecendo coisas que não aconteciam nos governos anteriores. Vamos fazer cada vez melhor o interior de Sombrio. Ainda estamos aguardando um trator novo, para fazer as roçadas".

08:35

Secretária de educação, Grazi Caetano: "Nós vivemos uma era muito importante no município. São muitos acontecimentos a cada instante. Hoje temos 4 mil alunos na nossa rede, desde o fundamental até o final. Iremos inaugurar uma nova creche no bairro Januária. Estamos inovando no setor pedagógico, com o Inova Brasil, que é mais uma ferramenta para o professor e para o aluno no aprendizado".

08:33

O presidente do CDL, Fernando Dalla Vechia de Souza, foi um dos entrevistados pelo programa:

08:32

Secretário de saúde de Sombrio, Dangelo da Silva: "Hoje é um dia de gratidão a Deus, por ter iluminado o nosso prefeito e a vice-prefeita, que realizaram essa obra para beneficiar toda a população. O município cresce em todas as áreas, inclusive na saúde. Estamos vendo mais um objetivo sendo concretizado, assim se torna muito especial, por ser mais uma conquista para toda a população da nossa cidade".

08:30

Presidente da CDL de Sombrio, Fernando Dalla Vechia de Souza: "Nosso comércio é semi-regional, que atende a região e também ao Rio Grande do Sul, até pelo varejo. A população gaúcha tem o costume há muitos anos de vir comprar aqui", disse. "O comércio é bem variado, focado nas lojas de confecção de roupas".

08:26

Zênio Cardoso: "Mesmo com a porta aberta para fazer pequenas intervenções nós conseguimos salvar vidas. Nós precisamos deste primeiro socorro. Hoje estamos num momento muito bom e muita esperança, para que daqui a pouco possamos anunciar dez leitos para a UTI, para que as pessoas possam fazer hemodiálise aqui. Então poderemos fechar com chave de ouro o nosso mandato".

08:25

Zênio Cardoso: "Isso é um capítulo a parte. O pessoal da região sabe como viviamos com o nosso hospital. Ele chegou a ficar fechado, depois iniciou o processo pisca-pisca, que abria e fechava. Nós precisamos ter sorte e competência. Chegou o Instituto Maria Schmitt, aumentamos a nossa participação e conseguimos virar a página. A Mariele é uma boa diretora".

08:23

No Hospital existe um projeto, onde empresas ou pessoas físicas podem "adotar" um quarto, garantindo a reforma do cômodo, para um melhor atendimento a população que necessita.

08:22

Diretora geral do Hospital Dom Joaquim de Sombrio, Mariele Dassoler: "Iniciamos as nossas atividades em 1º de julho de 2018. Desde então eles chegaram com algumas melhorias. Iniciamos a reforma da recepção do SUS e juntamente com a comunidade começamos algumas campanhas, como a da pintura, que foi um sucesso".

08:13

O jornalista Rolando Christian Coelho, em entrevista para o Programa Adelor Lessa Especial:

08:12

Rolando Christian: "A população de Sombrio é muito trabalhadora, ao chão de fábrica. Tivemos uma característica agrícola até os anos 70. Depois tivemos uma forte indústria calçadista, mas depois quebrou, não só no Sul do Brasil, como também em outras regiões. Então Sombrio passou a investir em confecção, esse pessoal migrou, os empresários e a mão de obra. Isso fez com que alavancasse muito a confecção, hoje temos vários centros de atacados e de varejo. Hoje Sombrio é uma referência na produção, servindo a grandes magazines".

08:09

Jornalista, Rolando Christian Coelho: "Um município começa a ser colonizado quando os primeiros colonizadores chegam, e isso aconteceu em 1848, quando um cidadão de Laguna chegou ao município. Por volta de 1870 Sombrio já tinha uma comunidadezinha. Se for analisar os outros municípios da região, em Araranguá, os primeiros moradores chegaram em 1718, são mais de 300 anos de história".

08:08

A Unesc está participando do Projeto Cidades do Sul, oferecendo cinco atividades de saúde para a população de Sombrio.

08:06

Tem vídeo também da diretora da marca Carlota Costa, Simone Gomes. Confira:

 

08:05

Confira em vídeo o que disseram as irmãs empresárias Danielle e Priscila Marques:

 

07:59

Mauri Costa e Simone Gomes, da Carlota Costa.

07:55

Mauri Costa: "Não podemos ficar sempre no mesmo cesto, a vida é um correr diário", disse o empresário sobre os seus novos investimentos.

07:49

Diretora da marca Carlota Costa, Simone Gomes: "Hoje a empresa contém direta e indiretamente 1.700 funcionários. Estamos mudando, indo para uma nova sede. Estamos indo para o novo parque fabril".

07:46

Empresário Mauri Costa: "Faz 32 anos que estamos aqui na região, com escritório também aqui em Sombrio". 

07:39

Danielle: "A economia do Sombrio gera em torno da confecção. Hoje a gente tem marcas muito fortes aqui, reconhecidas em nível Brasil e até internacional. São marcas que se desenvolveram e se tornaram cases de sucesso".

07:37

As irmãs da Menina Rosa, Danielle e Priscila

07:36

Danielle Costa Marques, responsável pela Menina Rosa: "Buscamos ser reconhecidos em nível Brasil e estamos trabalhando para isso".

07:35

Responsável pela marca Menina Rosa, Priscila Costa Marques: "Os nossos pais são os responsáveis por isso tudo. Hoje a Menina Rosa fica no Shopping Prime. Estamos lá faz seis anos e desde então viemos trabalhando com o público atacadista. Temos clientes do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina".

07:33

Aqui a placa com as escritas sobre a inauguração de hoje. Ela será revelada daqui a pouco.

07:22

Aqui a nova Unidade de Saúde que será inaugurada em Sombrio, a partir das 8h30.

07:18

Zênio Cardoso: "Estamos modernizando o máximo que pudermos, estamos com projetos e buscando viabilizá-los".

07:17

Vice-prefeita, Gislaine Cunha: "Sâo nove unidades em funcionamento em Sombrio. Não existe gargalo, nós trabalhamos e vem novos problemas. Estamos próximos de chegar a 100% na estratégia de saúde da família".

07:12

Prefeito Zênio: "Eu tô dizendo sempre que Sombrio é a bola da vez. Esse posto houve uma história muito grande para que estivessemos aqui hoje. Foram muitas batalhas jurídicas".

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito