A quinta fase da Operação Limpa Fios, concluída nesta quarta-feira (5), resultou na retirada de 800 quilos de fios obsoletos na região central de Criciúma. O percurso contemplado foi a rua Joaquim Nabuco, com início no cruzamento da avenida Santos Dumont até a esquina com a rua Doutor José de Patta. A ação é uma iniciativa contínua do Governo Municipal, por meio da Diretoria de Iluminação Pública e Monitoramento e da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), em parceria com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e empresas de telefonia e internet.
A ação visa à remoção de fios inativos, irregulares ou obsoletos dos postes de energia elétrica, com objetivo de tornar a cidade mais limpa, organizada e com menos fios amontoados. Segundo o diretor de Iluminação Pública e Monitoramento, Celsinho Menezes, a ação é uma parceria entre a Administração Municipal e as próprias empresas, que enviam carros e equipes coordenadas para a remoção dos fios.“Nessa quinta fase, cerca de 20 postes tiveram a remoção desses materiais, totalizando mais de 3,2 toneladas desde o início da operação. A coleta é feita com cuidado e de forma adequada, tendo em vista que os fios não são recicláveis”, explicou Celsinho.
Lei federal exige remoção dos fios pelas operadoras
A Resolução Conjunta nº 4, de 16 de dezembro de 2014, firmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estabelece as regras de compartilhamento de infraestrutura entre concessionárias e empresas de telecomunicações. Isso determina que a responsabilidade pela manutenção e remoção dos cabos de telefonia e internet nos postes é das próprias empresas.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!