Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Obras do Parque Centenário aguardam autorização federal

Primeira etapa contempla a construção de pista de caminhada, ciclovia e duas quadras poliesportivas
Por Bruna Borges Criciúma, 17/04/2019 - 10:13
Daniel Búrigo / A Tribuna
Daniel Búrigo / A Tribuna

Criciúma ganhou recentemente o Parque dos Imigrantes, no Distrito de Rio Maina. Também conta desde 2011 com o Parque das Nações Cincinato Naspolini, no Bairro Próspera. Mas desde 1980 a cidade tem à disposição do público o Parque Centenário. 

Endereço do Paço Municipal Marcos Rovaris, do Teatro Municipal Elias Angeloni e do Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi, há muitos anos o espaço não ganha uma revitalização e tem sido alvo de críticas de frequentadores. Eles reclamam da falta de manutenção, inclusive da falta do corte de vegetação.

Com o intuito de retomar as atividades com conforto e segurança, a Prefeitura licitou obras de melhorias para o Parque Centenário e a empresa já foi escolhida, será a Kamilla Construções e Transportes Ltda. O investimento será de R$ 700 mil, que virão do governo federal. 

A previsão era de que os serviços já tivessem iniciado no mês passado, mas o Município ainda aguarda uma liberação de Brasília para dar o pontapé inicial nos trabalhos.
“A Caixa Econômica Federal já aprovou a licitação e encaminhou o processo ao Ministério dos Esportes. Agora, falta o ministério emitir a Autorização do Início de Obra”, explica a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, Kátia Smielevski.

Duas etapas

Essa é a primeira etapa de uma obra programada para ser executada em duas partes. Nesse primeiro momento, serão construídas as instalações esportivas. Estão no projeto a construção de uma pista de caminhada, uma ciclovia e duas quadras poliesportivas, que devem ser erguidas próximas ao Monumento das Etnias. “Após iniciadas, a projeção é de que em seis meses essas obras estejam prontas”, comenta Kátia. 

A segunda – e última – parte do projeto também já começou a ser encaminhada. “Estamos finalizando os projetos para lançar o edital de licitação nos próximos dias”, afirma a responsável pela pasta de obras.

Para a execução dessa fase, a Prefeitura desembolsará R$ 2 milhões em recursos próprios. “Vamos fazer a revitalização de todas as calçadas e o cercamento do Parque Centenário inteiro, menos a parte do Centro de Eventos, porque aquele espaço é terceirizado”, declara Kátia. 

Como ainda não foram licitadas, as obras não têm uma projeção de término. O prefeito Clésio Salvaro, no entanto, anunciou durante as comemorações de aniversário da cidade, em janeiro, que no próximo aniversário, em 2020, o Parque Centenário estaria pronto. 
 

Tags: Obras