Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O que vale a última rodada do Catarinense?

Tigre mira o G-4, mas precisa vencer e torcer por tropeço do Figueira; quatro equipes lutam pelas duas vagas restantes
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 09/03/2020 - 08:05 Atualizado em 09/03/2020 - 08:15
Classificação foi conquistada no empate sem gols contra o Figueira (Foto: Caio Marcelo / Criciúma EC)
Classificação foi conquistada no empate sem gols contra o Figueira (Foto: Caio Marcelo / Criciúma EC)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Sem um esquema de jogo e muito menos uma escalação definida, o Tigre conseguiu com uma rodada de antecedência a classificação para as quartas de final do Campeonato Catarinense. Agora, mira terminar a primeira fase entre os quatro primeiros para ter o benefício de decidir em casa o primeiro mata-mata da competição.

Das oito vagas para a segunda fase, seis já estão definidas: Brusque, Avaí, Marcílio Dias, Figueirense, Joinville e Criciúma. As quatro equipes restantes têm chances de pegar as duas vagas em aberto: Juventus, 8 pontos, Chapecoense, 7, Concórdia e Tubarão, ambos com 6. Todos os jogos da rodada estão marcados para as 16h do próximo domingo.

G-4

O objetivo do Criciúma - após conquistar a classificação em um empate sem gols contra o Figueirense no Heriberto Hülse no último domingo, ocasião em que o técnico Roberto Cavalo elogiou o que seria uma evolução da equipe - passa a ser terminar a primeira fase entre os quatro primeiros. Com 10 pontos em oito jogos, precisa vencer o Joinville, também com 10, fora de casa e torcer para um tropeço do Figueirense, 12 pontos, que enfrenta o Brusque em casa. 

Cavalo: "nunca prometemos o título" (Foto: Caio Marcelo / Criciúma EC)

Se o Figueirense empatar, o Tigre precisa tirar uma diferença de três gols de saldo, ou seja, golear o Joinville no Norte do Estado. Até o momento, o Criciúma tem apenas duas vitórias na competição, as duas pelo placar mínimo (2 a 1 contra o Concórdia e 1 a 0 contra o Avaí).

Para o Joinville, a última vaga no G-4 pode ser conquistada caso vença o Tigre e o Figueirense não vença o Brusque. O Figueira, se vencer, pode no máximo roubar o 3º lugar do Marcílio Dias, caso o Marinheiro perca o confronto para o Juventus.

Liderança

A ponta, que daria o benefício de decidir em casa até a final, ainda é almejada por três equipes.

Brusque, 17 pontos, Avaí, 16, e Marcílio Dias, 15, já estão confirmados entre os quatro primeiros. O Bruscão precisa vencer o Figueira no Scarpelli para garantir a liderança. Se o Brusque tropeçar, o Avaí pode herdar a ponta, depois de um campeonato de reabilitação. O time do técnico Rodrigo Santana enfrenta o Concórdia, no Oeste. Já para o Marcílio Dias, a liderança pode vir em tropeço de Avaí e Brusque, desde que vença o Juventus em Jaraguá do Sul. 

Rebaixamento

Quatro times disputam as duas últimas vagas no G-8; os que não chegarem lá, consequentemente, disputarão o rebaixamento, em confronto de ida e volta.

A situação mais delicada é a do Tubarão. Além dos salários atrasados, o time do técnico Pingo amarga a lanterna e tem o pior ataque da competição. Para chegar à classificação e afastar o fantasma do rebaixamento, precisa vencer a Chapecoense, em Tubarão, e torcer para um tropeço de Concórdia (um empate) ou Juventus (uma derrota ou, em caso de empate, tirar 5 gols de saldo). 

Jogadores do Tubarão cobram o pagamento dos salários

Já o Concórdia, empatado em pontos com o Tubarão, mas à frente no saldo de gols (-2 contra -7), pode se classificar até com um empate, caso Tubarão e Chape empatem. Se vencer, o Tubarão pode até vencer a Chapecoense que o Concórdia mantém a classificação. Por outro lado, pode ficar de fora até mesmo com vitória, caso Chape e Juventus ganhem os confrontos.

A Chape, assim como o Juventus, precisa apenas fazer a sua parte. Uma simples vitória, que demorou a vir na competição (a primeira veio na última rodada, contra o Joinville por 3 a 0), coloca o clube, que passou grande parte da competição na zona de rebaixamento, nas quartas de final. O empate serve desde que o Concórdia não vença o Avaí. 

O Juventus pode passar até mesmo em caso de derrota ou empate, desde que o Concórdia não ganhe na última rodada. Se vencer, pode roubar o 6º lugar do Tigre, em caso de tropeço do Criciúma em Joinville. 

Confira os jogos da última rodada

Figueirense (4º) x Brusque (1º)

Joinville (5º) x Criciúma (6º)

Tubarão (10º) x Chapecoense (8º)

Juventus (7º) x Marcílio Dias (3º)

Concórdia (9º) x Avaí (2º)

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito