Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O público voltará à Igreja Católica na próxima semana

Pároco da Catedral São José explica as adaptações que estão sendo feitas para a volta dos fiéis
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 14/05/2020 - 17:33 Atualizado em 14/05/2020 - 17:37
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Embora já exista amparo legal para a volta dos fiéis às celebrações, a Igreja Católica está cautelosa. A Diocese de Criciúma emitiu nesta semana uma série de encargos a serem seguidos pelas paróquias, como medidas de proteção à Covid-19 e seguindo as orientações das autoridades sanitárias. "A Igreja sempre preocupada em fazer o melhor, a partir de ontem o nosso bispo emanou uma nova orientação para ampliação da participação física dos fieis nas nossas celebrações. A partir dessa orientação do bispo Dom Jacinto, nós, os padres que respondemos pelas paróquias estivemos reunidos para ver como viabilizar", comentou o padre Antônio Júnior, coordenador diocesano de Pastoral e pároco da Igreja Matriz São José, em entrevista ao programa Ponto a Ponto, na Rádio Som Maior.

"Essa reabertura é bastante cautelosa, com uma série de normas que precisamos cumprir, tanto da portaria estadual quanto aquilo que precisamos observar em cada município da nossa Diocese", afirmou. "Aqui em Criciúma, não nesse fim de semana mas no próximo, a partir da próxima semana nós começaremos a ter novamente a presença dos fieis nas nossas missas", revelou.

Para o retorno seguro do público às missas, a partir da próxima semana, o sacerdote reforça que três elementos fundamentais terão que ser respeitados. "O uso de máscara em todas as celebrações, todos os fieis ao entrarem nas igrejas receberão o álcool gel nas mãos, e dentro das igrejas precisaremos ter os espaços demarcados para conservar o distanciamento social e no mínimo 1,5 metro entre um fiel e outro", relacionou. "A nota da Diocese saiu, daí nos reunimos, os padres com suas equipes que estarão trabalhando, estamos nos encontrando pois, para recebermos os fieis, precisamos ter todos esses elementos, não conseguimos fazer de uma hora para outra, é preciso ter álcool e máscaras, demarcar as igrejas, montar e orientar as nossas equipes também que estarão nos ajudando nessas celebrações", observou.

Confira também - As regras para a volta dos fiéis à Igreja Católica

Reabertura gradual

A reabertura, porém, não será em todas as igrejas. "Abrirão algumas, a matriz de cada uma das nove paróquias de Criciúma. Depois, conforme as coisas vão acontecendo, vamos sentindo a presença do povo, vamos ampliando para as comunidades. Os horários estão sendo estudados por todas as paróquias para que tenhamos horários que propiciem a presença dos fiéis", enfatizou. "Nós vamos continuar com as lives, é um pedido do nosso bispo, sabemos que neste momento muitas pessoas não poderão vir por conta das normas que precisamos cumprir", comentou.

Entre as regras a serem respeitadas, a necessidade de preencher no máximo 30% da capacidade de cada igreja. "Isso mesmo. É o limite máximo, por isso que cada padre, com sua equipe, precisa calcular, ver a lotação, medir os bancos e os locais onde as pessoas irão sentir precisam estar demarcados, para que seja respeitado o distanciamento, e também o piso da igreja, os fieis precisarão fazer fila e não poderão se aproximar muito", confirmou o padre.

Confira também - Por enquanto, missas somente online na região

Festa suspensa

A Festa de Nossa Senhora do Caravaggio, um dos principais acontecimentos da Diocese, já está cancelada. "A festa social já foi suspensa desde o início do mês, acontecerão missas, tanto no dia quanto no último fim de semana de maio, quando seria a festa, e as missas que acontecerão em Caravaggio também estarão respeitando todas essas normas, tanto do Estado quanto aquelas que nos foram dadas pelo bispo. A parte espiritual, de uma maneira mais reduzida, vai acontecer, mas a parte festiva não", contou.

A exemplo das matrizes de cada paróquia da Diocese, o Santuário de Caravaggio também está aberto à visitação. "Está aberto o Santuário, sim. As nossas igrejas estão abertas, a Catedral agora está aberta. Ao menos as matrizes das nossas paróquias estão abertas para orações individuais e visitas ao Santíssimo Sacramento. As igrejas que estão permanecendo abertas, temos que ter alguém cuidando, não há como deixa-las abertas sem que ninguém fique cuidando", observou. O religioso contou que houve um furto recente às caixas de ofertas dos fiéis no Caravaggio. "No Santuário de Caravaggio há um tempo atrás tivemos visitas inoportunas que arrombaram as caixas de ofertas do Santuário. É preciso alguém vigilante ali dentro", sublinhou.

Recado na porta da Catedral São José / Foto: Marciano Bortolin / 4oito

Casamentos e batizados suspensos

Os sacramentos, como batizados e casamentos, seguem suspensos. "Vamos celebrar o que for urgente, uma criança que não está bem, que está doente, em iminência de morte, certamente que a igreja vai atender. Se a criança está bem, com saúde perfeita, não há razão de colocar sob risco. Em um batizado, eu como sacerdote preciso me aproximar, vou ter que ungir, tocar essa criança, e isso neste momento é um tanto complicado, como também os casamentos e batizados", destacou o sacerdote. 

A divisão de opiniões sobre a reabertura ou não continua, e é reconhecida pelo padre Antônio Júnior. "Há alguns que são mais cautelosos, eu confesso que tomar essas decisões no tempo em que vivemos, são decisões que não são fáceis, precisam ser bem pensadas, bem estudadas. Se neste momento o nosso bispo tomou essa decisão, de ampliar um pouco mais o atendimento aos fieis, certamente isso foi pensado, não é uma decisão do dia para a noite. Vamos buscar fazer de maneira gradual, lenta, tranquila, seguindo todas as normas. Qualquer agravamento da doença precisaremos recuar, e se tivermos que fazer, não teremos medo de recuar", concluiu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito