Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Por enquanto, missas somente online na região

Diocese de Criciúma divulgou orientações para retomada das celebrações presenciais. Paróquias ainda estão se adaptando
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 13/05/2020 - 16:29 Atualizado em 13/05/2020 - 16:34
Fotos: Marciano Bortolin / 4oito
Fotos: Marciano Bortolin / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O sino da Catedral São José, no Centro de Criciúma, tocou o sino pontualmente às 15h desta quarta-feira, 13, convocando os fiéis para a tradicional Missa da Saúde. Porém, o templo segue com as portas fechadas. Da praça Nereu Ramos dava para ouvir as orações do padre, mas para ver a celebração, somente na frente da tela. 

Essa foi a forma de ver a missa da Catedral na tarde desta quarta, via Facebook / Reprodução

O Bispo Diocesano Dom Jacinto Inácio Flach divulgou nessa terça-feira, 12, uma série de orientações para o retorno das missas de forma presencial nas paróquias da Diocese, mas isso não significa que elas já retornaram nesta quarta-feira, 13. 

Tempo para ajuste às regras

O titular do secretariado Pastoral, Marcos Tramontin, diz que agora as igrejas precisam de um tempo para ajustar as recomendações para depois, aí sim, receber novamente os fiéis. “Estamos iniciando um processo de flexibilização e cada paróquia tem um tempo para se adequar e colocar estas medias em prática”, fala. 

Outro ponto lembrado por Tramontin é que algumas paróquias têm a sua frente sacerdotes iodoso, que fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus (Covid-19). “Os padres que não tiverem condições de celebrar a missa, seja por conta da idade ou enfermidades, não se sintam obrigados a fazê-lo. Haja no clero entre ajuda para que em todas as paróquias tenhamos a Santa Missa com a presença dos fiéis, sempre é claro, cumprindo com as normas sanitárias do estado e do município”, diz a nota divulgada pela Diocese.

Portas fechadas na Catedral São José nesta tarde

Pode voltar atrás

Além disso, cita Tramontin, em caso de aumento do número de casos, a Diocese pode voltar atrás e proibir novamente as celebrações presenciais.

Confira também - As regras para a volta dos fieis à Igreja Católica

As orientações

Na nota divulgada, o Bispo Dom Jacinto, diz que cada pároco, ouvindo o Conselho Paroquial de Pastoral, deverá organizar e providenciar as normas sanitárias exigidas para as celebrações, com a presença física dos fiéis. “Tenhamos presente que todas as paróquias deverão observar as normas da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, bem como as normas municipais”, descreve.

Entre as orientações, ele fala que é fundamental estabelecer a quantidade total de pessoas (padre, equipe de celebração, demais fiéis) que podem estar na igreja para a missa, sendo que o limite é 30% da capacidade de lotação da igreja.

Também é exigida a sinalização dos locais onde os fiéis poderão se acomodar, respeitando o distanciamento mínimo de um metro e meio e isolando os bancos de forma intercalada. 

A disponibilização do álcool gel 70%, em quantidade necessária, na entrada da igreja, em lugar com boa visibilidade.

Todos os fiéis que entrarem na igreja para as celebrações deverão estar de máscara. “Seja previsto o isolamento de área para a permanência do músico caso ele entoe os cânticos sem o uso de máscara. No presbitério reduzamos ao máximo o número de pessoas para evitarmos os contatos”, discorre a nota

Ofertas 

A coleta na missa ou a oferta do dízimo deverá ser levada por cada fiel até próximo do altar, sendo colocada em recipientes previamente preparados ou também seja ofertada ao final de cada celebração nas portas da igreja. Os fiéis do grupo de risco, gripados, resfriados, com febre, com suspeita da Covid-19 são orientados que permaneçam em casa e acompanhem a missa pelas transmissões que continuarão a serem feitas. 

Comunhão

Sobre a comunhão, a recomendação é que os fiéis higienizem as suas mãos com álcool em gel. Na procissão para receber a comunhão, os fiéis sejam convidados pouco a pouco a se colocarem no corredor, respeitando as marcações no piso para garantir o distanciamento de um metro e meio entre eles. Os fiéis, ao estarem diante do padre ou ministro, após receberem a comunhão em suas mãos (nunca na boca), distanciem-se um pouco em direção ao seu lugar, retirem momentaneamente suas máscaras pelo elástico, comunguem e retornem aos seus lugares. “Apenas o padre realiza a purificação dos vasos sagrados. Caso haja reserva eucarística, o padre higienize antes as mãos para manusear as hóstias de forma adequada nas âmbulas. Se necessário, os ministros auxiliares, com as mãos higienizadas, conduzam as âmbulas até o sacrário. Terminada a purificação o padre higieniza as mãos com álcool em gel e, estando sozinho no espaço do altar, reza a oração pós comunhão, dá os avisos e a bênção final”, explica o texto.

Avisos

A Diocese também orienta os padres, durante os avisos, a reforçar o distanciamento social, o uso de máscaras e todas as outras práticas determinadas pelas autoridades sanitárias. Ao sair da igreja, os fiéis devem ser auxiliados para higienizar novamente suas mãos com álcool gel.

Retorno gradual

O retorno das missas com a presença física dos fiéis dever ser gradual, iniciando pela igreja matriz de cada paróquia e havendo possibilidade deem-se início das celebrações nas demais comunidades. Aos fiéis que desejarem ofertar o dízimo oriente-se que também possa ser ofertado nas secretarias das paróquias.

Transmissão das missas

Pelo menos uma transmissão da celebração será mantida semanalmente. Nem todos os fiéis poderão vir à igreja por serem do grupo de risco, ou estarem gripados, resfriados, com febre, com suspeita ou confirmação para Copvid-19.

Outras atividades

Quanto aos demais sacramentos da igreja serão ministrados em caso de necessidade e urgência no mais se oriente para que aguardem por mais tempo. As visitas a famílias e doentes também sejam realizadas em caráter de necessidade e urgência, lembremos que precisamos cuidar e, uma visita inadequada e sem necessidade, nesse momento, pode fazer mais mal do que bem. Por tempo indeterminado seguem suspensas as outras atividades da igreja, como reuniões, formações, grupos de família, encontros de grupos de movimentos e pastorais. Os atendimentos necessários serão realizados com hora marcada para evitar aglomero em nossos ambientes de atendimentos.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito